Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3e - Ambiente e Saúde 3

29027 - AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE BTEX (BENZENO, TOLUENO, ETILBENZENO E CHILENOS) EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
VICTOR OLIVA FIGUEIREDO - FIOCRUZ, RENATO MARÇULLO BORGES - FIOCRUZ, LEANDRO VARGAS BARRETO DE CARVALHO - FIOCRUZ, MARCO ANTÔNIO CARNEIRO MENEZES - FIOCRUZ, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA COSTA MATTOS - FIOCRUZ, PAULA DE NOVAES SARCINELLI - FIOCRUZ, SÉRGIO RABELLO ALVES - FIOCRUZ, ARIANE LEITES LARENTIS - FIOCRUZ, ISABELE CAMPOS COSTA-AMARAL - FIOCRUZ, ELINE SIMÕES GONÇALVES - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Contaminações ambientais e a exposição ocupacional à gasolina preocupam as autoridades de Saúde e Ambiente e atingem um grande número de trabalhadores e residentes próximos aos postos de revenda de combustíveis (PRC). A gasolina é uma mistura de várias substâncias voláteis, dentre elas, hidrocarbonetos como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX).


Objetivos
Este trabalho objetivou realizar avaliação ambiental pela determinação das concentrações de BTEX no ar do ambiente de trabalho de PRCs localizados na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.


Metodologia
Amostragens passiva e ativas foram realizadas tendo como base a metodologia NIOSH 1501 (2003). Os amostradores passivos foram dispostos junto à lapela do uniforme dos trabalhadores e os amostradores ativos foram posicionados próximos às bombas, a uma altura média da zona de respiração de cerca de 1,50 m do solo e também fixos na lapela dos trabalhadores.


Resultados
Participaram do estudo 51 trabalhadores expostos ocupacionalmente ao BTEX. As amostragens passivas apresentaram resultados inferiores aos limites de quantificação. Os resultados das amostragens ativas obtidos com amostradores fixos nos trabalhadores foram: benzeno (6,1–513 µg.m-3), tolueno (14,2–316 µg.m-3), etilbenzeno (38,5–71,3 µg.m-3) e xilenos (12,6–4739 µg.m-3); já a amostragem ativa com amostradores posicionados nas bombas de combustíveis tiveram os seguintes resultados: benzeno (7,5–311 µg.m-3), tolueno (7,5–80,5 µg.m-3), etilbenzeno (6,8–19,7 µg.m-3) e xilenos (5,5–18,5 µg.m-3).


Conclusões/Considerações
A exposição ao BTEX identificada nos PRCs, mesmo sendo a baixas concentrações, resulta em um risco de câncer para benzeno acima dos limites estabelecidos pelas agencias International Agency for Research Cancer (IARC/WHO) e United State Environmental Protection Agency (USEPA/USA).

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360