29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3e - Ambiente e Saúde 3 |
23558 - FORTALEZAS E FRAGILIDADES DA TRANSFERÊNCIA DO ATERRO CONTROLADO DO JÓQUEI PARA O ATERRO SANITÁRIO DE BRASÍLIA TATIANA OLIVEIRA CHAVES FONTES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, JÉSSICA DE SOUZA LOPES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, DEUSY ELLY VIEIRA DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Apresentação/Introdução Muito dos municípios usam lixões (céu aberto) que depositam os resíduos sólidos urbanos diretamente no solo sem tratamento ou precaução. Em Brasília-DF existe o Lixão do Jóquei ou da Estrutural: o maior a céu aberto da América Latina. Ativo há mais de 50 anos, é fonte de renda e sobrevivência para muitos catadores, acarretando problemas socioambientais, econômicos e risco para a sua saúde.
Objetivos Analisar e descrever as dificuldades dos catadores de resíduos recicláveis do Aterro Controlado do Jóquei com a transferência do mesmo para o Aterro Sanitário de Brasília, definindo suas condições socioeconômicas e os riscos à sua saúde.
Metodologia O artigo é descritivo exploratório de caráter quali-quantitativo, com revisão em bases a dados secundários do INESC (Instituto de Estudos Socieconômicos) e mídias impressas e virtuais. A análise dos dados foi feita pela metodologia norte-americana SWOT., também conhecida como Matriz SWOT ou Análise FOFA. Essa ferramenta significa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O seu objetivo é reunir itens citados e relacioná-los uns com os outros, visando o contato dos fatores que afetam as organizações para melhor pré diagnosticar uma solução. Este método maximiza as oportunidades da organização pelos pontos fortes da mudança do lixão para o aterro e minimiza as suas ameaças e pontos fracos.
Resultados Obtiveram-se vantagens e desvantagens dessa mudança para o catador, para o meio ambiente e para sociedade. Por exemplo: Em relação à força há uma equipe organizada dos catadores; melhoria das condições ambientais com novas tecnologias para manuseio e maiores potenciais da coleta seletiva para a população. Nas oportunidades o acesso às políticas públicas para direitos básicos; o aterro apresenta cuidados corretos no manuseio e depósito de resíduos. Nas fraquezas a exclusão social dos catadores, na inutilização de grande área territorial e abertura de outra para depósito. Na ameaça de risco de doenças para a população e ao meio ambiente o abandono do lixão sem os devidos cuidados.
Conclusões/Considerações Os catadores apresentam altos índices de analfabetismo, baixo acesso aos serviços públicos de saúde e baixa qualificação profissional sendo expostos a condições de trabalho desfavoráveis. Uma das iniciativas governamentais para sanar os problemas socioambientais e políticos relacionados ao Lixão do Jóquei é o fechamento do mesmo e a ativação do Aterro Sanitário de Brasília, visando à prevenção e promoção da saúde dos mesmos.
|