Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3e - Ambiente e Saúde 3

22246 - POLÍTICAS DE ÁGUA E CONDIÇÕES DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PAULO RENATO FLORES DURÁN - PUC RIO


Apresentação/Introdução
O trabalho é oriundo de pesquisa em preparação sobre as políticas de água no país e o papel da sociedade civil e dos usuários de água nos Comitês de Bacia Hidrográfica. Visa contribuir com a discussão sobre a determinação social do processo saúde-doença a partir dos agravos das condições de acesso à água no estado do RJ.


Objetivos
Analisar a relação entre os estudos sobre políticas de água e sobre os Comitês de Bacia Hidrográfica no Brasil e o tema da determinação social do processo saúde-doença;
Analisar o peso de atores da sociedade civil no processo decisório dos Comitês do RJ.


Metodologia
Compõe-se de metodologia qualitativa e visa analisar os regimentos internos e as resoluções dos 9 Comitês de Bacia Hidrográfica no estado do RJ. A partir da análise de conteúdo, a pesquisa visa identificar os conteúdos específicos dessas resoluções, quais atores estavam envolvidos no processo deliberativo e qual a relação da temática das resoluções com a promoção da saúde das populações atendidas pelas bacias. Em fase posterior, a pesquisa visa entrevistar atores da sociedade civil e dos usuários de água acerca do papel dos Comitês na democratização da participação social e na relação com as políticas de saúde do estado do RJ.


Resultados
As condições de saúde da população brasileira modificaram-se significativamente nos últimos 20 anos. Contudo, alguns aspectos específicos da determinação social do processo saúde-doença (como acesso à água) requerem, por parte de gestores e sociedade, leitura mais detida. Se a rede de água, coleta e tratamento de esgoto, compõem parte da universalização dos serviços de saneamento, modificando-se o quadro sanitário das populações, por outro lado, as condições de efetividade dessas finalidades ainda são um desafio. A questão da universalização do saneamento integra as agendas sociais que expressam desigualdades socioeconômicas e de inclusão precária dos indivíduos no conceito ampliado de saúde.


Conclusões/Considerações
A pesquisa visa contribuir com a discussão sobre o impacto da gestão de águas nas condições de saúde das populações abrangidas pelos Comitês de Bacia Hidrográfica. Analisa as relações entre a política de água e as condições de saúde da sociedade do estado do RJ e em que medida mudam a partir da gestão participativa e descentralizada dos Comitês.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360