Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3e - Ambiente e Saúde 3

21991 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRABALHO EM SAÚDE: ANÁLISE A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA
NILVA LUCIA RECH STEDILE - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, FERNANDA MEIRE CIOATO - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, ANA MARIA PAIM CAMARDELO - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL


Apresentação/Introdução
A saúde é um produto de diversos fatores que a determinam e a condicionam, dentre eles, o meio ambiente. As influências ambientais na saúde são decorrentes de ações que podem ser mediadas e muitas das doenças que acometem o ser humano se devem a fatores ambientais modificáveis.


Objetivos
Analisar como os profissionais de saúde têm utilizado a educação ambiental como ferramenta de trabalho para a saúde ambiental com base em relatos de experiência publicados na Comunidade de Práticas do Ministério da Saúde.


Metodologia
O enquadre metodológico pode ser referido como documental, desenvolvido por meio de uma análise de relatos de experiência disponíveis na Comunidade de Práticas da Atenção Básica/MS. Dos relatos disponíveis de 8.116, com a utilização do filtro “Educação Ambiental” e das categorias “Controle social e participação popular”, “Equidade e Populações Específicas”, “Intersetorialidade e Promoção da Saúde” e “Práticas de Vigilância em Saúde”, verificou-se que 88 experiências desenvolveram técnicas educativas em saúde ambiental/vigilância ambiental.


Resultados
A relação entre o número total de trabalhos e o número sobre educação ambiental mostra que esta não tem sido objeto preferencial de atuação dos profissionais da saúde. A saúde ambiental/vigilância ambiental é o foco das atividades educativas da região Nordeste (36,36%), Sudeste (30,70%) e Sul (13,63%), especialmente para controle de mosquitos transmissores de doenças. O número de trabalhos e a distribuição nas regiões podem ser considerados insuficientes para a efetivação da política de saúde ambiental. Entre as técnicas educativas utilizadas destacou-se Curso/palestras (21,46%), a qual não é o instrumento problematizador mais potente para a aprendizagem socioambiental.


Conclusões/Considerações
A educação ambiental se faz necessária no cotidiano dos serviços de saúde por ser uma estratégia capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde. Para tanto é indispensável o uso de técnicas educativas diversificadas e eficientes que auxiliem a população a atuar na atenuação dos impactos ambientais sobre a saúde.

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