28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3c - Ambiente e Saúde 2 |
27871 - PROJETO PIPA: CONEXÃO AUDIOVISUAL ENTRE MÃES E SAÚDE AMBIENTAL THALES EDUARDO BIAGIONI SILVA - UFRJ, MARCOS VINICIUS RABELO - UFRJ, RAPHAELA FERNANDES DA SILVA RIBEIRO - UFRJ, BRIGIDA RODRIGUES PEREIRA DE SOUZA - UFRJ, ANTONIO AZEREDO - UFRJ, CARMEN ILDES RODRIGUES FROES ASMUS - UFRJ, THATIANA VERÔNICA RODRIGUES DE BARCELLOS FERNANDES - UFRJ, PIPA STUDY GROUP - UFRJ
Período de Realização O projeto se iniciou em setembro de 2017 e completa o seguimento do sexto mês em agosto de 2018.
Objeto da Experiência Trata-se de um relato de experiência acadêmica vivenciado no PIPA por alunos de Medicina da UFRJ na construção de vídeo sobre saúde ambiental.
Objetivos Descrever as atividades realizadas para o desenvolvimento de vídeo com temática exposição ambiental aos metais, como estratégia de educação em saúde no recrutamento e no retorno de terceiro mês de seguimento do Projeto PIPA e no portal do projeto.
Metodologia A partir de conhecimentos da literatura sobre a influência de metais na saúde humana, o vídeo foi elaborado pelos alunos sob supervisão de professoras do IESC. Sua inspiração surgiu do vídeo criado no recrutamento do PIPA, que ocorreu durante sala de espera do Cegonha na Maternidade Escola da UFRJ. As formas de transmissão escolhidas foram sala de espera e portal online. A duração é de até 2 minutos em linguagem acessível e atualizada, com formato mp4 podendo ser assistido em tela ou projetor.
Resultados Foram recrutadas 142 gestantes para participar do estudo e estas assistiram ao vídeo que aborda a exposição ambiental e a proposta do projeto PIPA. No seguimento de terceiro mês pós-natal as participantes tem um momento de sala de espera onde visualizam o vídeo educativo sobre exposição aos metais. Para possibilitar difusão do conhecimento desta temática, após o período de apresentação às participantes, o vídeo será disponibilizado no portal do projeto Pipa.
Análise Crítica Sabe-se que os vídeos educativos têm sido utilizados com sucesso em atividades promotoras de ensino-aprendizagem. No PIPA, o vídeo captou a atenção das participantes do projeto e acompanhantes e também motivou diversos questionamentos. No decorrer das apresentações do vídeo, evidenciou-se que grande maioria da população relata dúvidas e desconhecimento sobre possível toxicidade dos metais contidos nos produtos consumidos e micro-ambiente habitado.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia educativa de vídeo com temática de saúde ambiental permitiu provocar sensibilidade quanto ao tema e promover a comunicação-informação-reflexão com esse grupo, incentivando-o a perceber o meio sob a perspectiva do vídeo e visando reduzir exposições indesejadas. Com a veiculação do conteúdo em um meio de comunicação audiovisual, será possível disseminar informação a essas mães e ao público em geral que acessar o portal do PIPA.
|