Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3c - Ambiente e Saúde 2

25578 - UTILIZAÇÃO DE RECEITA CASEIRA PARA TRATAMENTO DE PEDICULOSE EM POPULAÇÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 16 ANOS FREQUENTADORES DA ONG CRECHE SONHO DE CRIANÇA NA REPRESA BILLINGS
SABRINA APARECIDA DELGOBO SANTOS - USCS, MARIANE RIBEIRO FERRARI - USCS, DANIEL VARAVALLO MIRANDA - USCS, ÁSTER ABEL CARVALHO VIEIRA - USCS, CARLA RAFAELA DONEGÁ - USCS, FLÁVIO LIMA RAMOS - USCS, MARTA ÂNGELA MARCONDES - USCS


Período de Realização
Agosto a setembro de 2017.


Objeto da Experiência
Crianças e adolescentes, de ambos os sexos, entre dois e dezesseis anos, que sofriam de pediculose, frequentadores da ONG: Creche Sonho de Criança.


Objetivos
Apresentar um tratamento para a pediculose a base de uma receita caseira acessível, visando diminuir os impactos biopsicossociais nas crianças e adolescentes da ONG: Creche Sonho de Criança do Braço Taquacetuba do Reservatório Billings, em São Bernardo do Campo – SP.


Metodologia
A atividade foi desenvolvida pela Liga Interdisciplinar de Saúde Coletiva da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – SP, com a realização de oficina onde a receita foi apresentada, constituída por: vinagre, álcool, água e creme para cabelo; com uso adjunto de touca para envolver os fios, com posterior emprego de pente-fino para retirada dos piolhos mortos. Após foram entregues os materiais necessários para a aplicação da receita.



Resultados
Baseado em conversas com as mães antes e depois da apresentação do tratamento e posterior capacitação, pode-se concluir que houve positiva aceitação, ocorrendo redução de 90% no número de crianças e adolescentes infestadas pelos piolhos, segundo relato dos próprios responsáveis e também pela coordenadora da ONG: Creche Sonho de Criança.



Análise Crítica
A pediculose é uma enfermidade comum em indivíduos nessa faixa etária, e sua terapêutica requer práticas de baixo custo, porém ainda há um grande número de crianças e adolescentes que padecem de tal moléstia. Nas possíveis causas que levam a, persistência da pediculose são encontradas a falta de informação a população e a carência de ações públicas eficientes.



Conclusões e/ou Recomendações
A efetividade da receita foi comprovada com os relatos dos responsáveis pelas crianças e adolescentes, porém ações como essas devem ser feitas com maior frequência, pois se não houver uma persistência no tratamento a pediculose pode ser recorrente e a disseminação dos agentes causadores (piolho) pode ser efetiva no meio em que esses indivíduos frequentam.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360