Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3c - Ambiente e Saúde 2

21877 - RENDA CONTEXTUAL E INCIDÊNCIA DE INCAPACIDADE: RESULTADOS DA COORTE EPIFLORIPA IDOSO
ANA LÚCIA DANIELEWICZ - UFSC, ANTONIO FERNANDO BOING - UFSC, ELEONORA D'ORSI - UFSC


Apresentação/Introdução
Projeções demográficas apontam que 80% dos idosos viverão em países de média e baixa renda em 2050, o que representará um desafio à organização do espaço urbano nesses locais. A incapacidade nos idosos, verificada por meio da dificuldade para as atividades diárias, está associada não somente aos já conhecidos fatores pessoais, mas também às características ambientais, tal como a renda contextual.


Objetivos
1) Avaliar as incidências de incapacidade nas atividades básicas (ABVDs) e instrumentais (AIVDs) da vida diária ao longo de quatro anos; e, 2) estimar a associação entre a renda contextual e as incidências observadas, em idosos residentes em Florianópolis, SC.


Metodologia
Trata-se de estudo de coorte com amostra de idosos (n=1.196) residentes em Florianópolis, SC. As incidências de incapacidades foram avaliadas por meio do relato de dificuldade ou inabilidade para realizar seis ABVDs e nove AIVDs após quatro anos. A renda contextual foi obtida a partir do Censo Demográfico 2010. Foram realizadas análises de Regressão Logística Multinível com modelos de ajuste para variáveis socioeconômicas individuais.


Resultados
A incidência de incapacidade nas ABVDs foi de 15,8% (IC95%: 13,8;17,9) e nas AIVDs de 13,4% (IC95%: 11,6; 15,5). Houve associação significativa entre a renda contextual e a incidência de incapacidade nas ABVDs. Tendo como referência os idosos residentes no tercil inferior de renda, aqueles que moravam nos tercis intermediário e no de maior renda tiveram 37% (IC95%: 0,41; 0,96) e 21% (IC95%: 0,52; 1,19) menores chances de desenvolver incapacidade, respectivamente. Para a incidência de incapacidade nas AIVDs não foram verificadas associações estatisticamente significativas.


Conclusões/Considerações
A renda contextual influencia no desenvolvimento de incapacidade nas ABVDs em idosos, devendo ser alvo de ações para redução de iniquidades socioeconômicas e promoção da longevidade com independência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360