28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3c - Ambiente e Saúde 2 |
21756 - GOIÁS: MUNICÍPIO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL - A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO NORTEADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAYANA CARNEIRO CAETANO ROCHA LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA CIDADE DE GOIÁS (SMSGOIÁS), ANA CLÁUDIA DE LIMA SILVA - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE GOIÁS (SEMMA/GOIÁS)
Período de Realização O Projeto tem suas ações desenvolvidas entre os dias 02 de junho de 2017 a 23 de janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Ações de Sustentabilidade e Promoção da Saúde indutoras do estado de vida plena abrangido pelo bem-estar físico, psicoemocional, social e espiritual.
Objetivos Implementar as metas dos 17 ODS (Agenda 2030) através de três eixos norteadores no município de Goiás: a Transversalização dos ODS na Gestão Municipal, a Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional e, por fim, a Prosperidade e Preservação no Território na perspectiva da Promoção da Saúde.
Metodologia As ações propostas estão alicerçadas na gestão participativa e controle social através da execução de proposituras concebidas pelas comunidades conhecidas através de Oficinas de Trabalho, Conferências de Saúde, Audiências Públicas e Rodas de Conversa e Encaminhamentos. Através da educação popular em Saúde e Meio Ambiente, forma-se um ciclo irradiador de troca de conhecimentos e experiências em práticas sustentáveis e saudáveis, portas de entrada para a consolidação dos 17 ODS (Agenda 2030).
Resultados Capacitação dos gestores e servidores municipais para alinhamento dos ODS aos Planos de Trabalho e Orçamentários; institucionalização do "Comitê Goiás: Município Saudável e Sustentável”; assistência técnica para quatro famílias na perspectiva agroecológica; difusão da importância da agrobiodiversidade através de Oficinas de Ecogastronomia; concretização da Implantação o SIM; apoio na renovação o Plano Diretor e na Elaboração e Execução do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Análise Crítica A consolidação fidedigna dos anseios da comunidade constrói o município saudável e sustentável. O método participativo substitui a imposição pela troca de experiências e conhecimentos possibilitando processos educativos permanentes e continuados. O enfoque dialético, humanista e construtivista, faculta competências em Promoção da Saúde e, em escala ascendente, mudanças de hábitos dos atores sociais que potencializem os objetivos de melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.
Conclusões e/ou Recomendações O diagnóstico dos indicadores do município permitiu o planejamento factível no qual os atores políticos, instituições, organizações, movimentos sociais, empresários e trabalhadores afluem para a melhoria da qualidade de vida, condições de trabalho, valorização da Cultura local e equilíbrio ambiental, culminam no fortalecimento da Cultura de Paz, na Gestão Participativa, no Controle Social e no exercício da Democracia em sua inteireza.
|