27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
28818 - CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO, CE, A PARTIR DA ADOÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA LUIZ RONS CAÚLA DA SILVA - FIOCRUZ CE / UFC, VANIRA MATOS PESSOA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, RAUL VITOR FERREIRA DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ / UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA, JOÃO RAFAEL MUNIZ SILVA - SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE FORTALEZA, PAULO PEREIRA DA SILVA - COMUNIDADE CIVIL, REBECCA FALCÃO DE OLIVEIRA - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE FORTALEZA, DANIELLE DA SILVA FERREIRA - AMAPRE, EPODINA SEMERARO NOGUEIRA - COMUNIDADE CIVIL, OZENETE DOS SANTOS ABREU - COMUNIDADE CIVIL
Período de Realização A experiência teve início em dezembro de 2017 e terá continuidade durante o ano de 2018.
Objeto da Experiência Lagoa da Precabura, localizada na divisa entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, CE, e comunidades que vivem em seu entorno.
Objetivos Elaboração de estudo ambiental para subsidiar a criação de uma Unidade de Conservação (UC) para a Lagoa da Precabura, Eusébio-CE, através de um grupo de trabalho participativo, envolvendo o poder público e a comunidade adjacente.
Metodologia A metodologia se baseou na realização de estudos técnicos, consistindo por Grupo de Trabalho reunido mensalmente composto pela comunidade local e membros de órgãos e instituições públicas, como a SEMA e Fiocruz Ceará. As reuniões buscam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a criação da unidade. Foram realizadas atividades de campo para conhecer o espaço e as áreas prioritárias para a implantação da UC.
Resultados Como resultados temos o reconhecimento de toda área do entorno da lagoa e os relatos feitos pela comunidade local. Foram identificadas as vias de acesso, levantamento de espécies da área, crimes ambientais e áreas relevantes que devem ser englobadas dentro da UC. Também serão feitas análises da qualidade da lagoa utilizando parâmetros físicos, químicos e biológicos para verificar a atual situação do ambiente lêntico e embasar os resultados como mais uma justificativa para a criação da UC.
Análise Crítica A adoção de metodologias participativas enseja grande dificuldade devido à necessidade de coordenar vários membros em suas múltiplas individualidades dentro de um entendimento coletivo. O grupo de trabalho, no entanto vem superando essa adversidade conseguindo reunir-se e realizando as atividades propostas dentro dos prazos estabelecidos.
Conclusões e/ou Recomendações A demanda por uma UC na Precabura vem desde a década de 1980 com a missão de preservar as características históricas, culturais e ambientais das comunidades no território e o trabalho realizado mostra a viabilidade deste objetivo. Como consequência da criação da área protegida vem à responsabilidade da melhora na qualidade de vida das populações do entorno devido a íntima relação entre saúde e ambiente.
|