27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
28040 - RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O GERENCIAMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO, MARANHÃO. ANDREA SUZANA VIEIRA COSTA - UFMA, SILVIA CRISTIANNE NAVA LOPES - UFMA, MICHELINE JOANA TENÓRIO ALBURQUERQUE MADRUGA MESQUITA - UFMA, RAQUEL RUTH VIEIRA COSTA - SEMUS, SARA FITERMAN LIMA - UFMA
Período de Realização O Relato de Experiência foi realizado no período de 07 a 11 de novembro de 2016.
Objeto da Experiência Resíduos de Serviços de Saúde (RSS),condições de separação, armazenamento e descarte, em uma Unidade básica de Saúde e de um hospital público de Pinheiro, Maranhão.
Objetivos Identificar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) das unidades de saúde visitadas;
Conhecer o processo de separação, armazenamento e descarte dos resíduos das unidades de saúde;
Verificar o conhecimento dos profissionais sobre os Resíduos de Serviço de Saúde(RSS).
Metodologia Durante a visita das duas unidades de saúde do município de Pinheiro/MA. Foram observadas: presença de PGRSS, condições de separação, armazenamento dos resíduos e descarte e solicitado o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Através de roda de conversa foi verificado o conhecimento dos profissionais quanto ao processamento dos Resíduos de Serviço de Saúde.
Resultados Observamos que: a UBS negligencia as etapas do gerenciamento de resíduos de serviço de saúde.Os funcionários não são bem instruídos quanto ao manejo correto dos resíduos e uso do EPI. No hospital fomos informados que uma empresa, que cuidam do transporte, armazenamento e tratamento do lixo infectante, mas encontramos resíduos perfuro cortante depositado em caixas comum. Os funcionários estavam melhores instruídos quanto ao uso do EPI e o manejo com os resíduos. Não foi apresentado o PGRSS.
Análise Crítica Observamos os riscos de saúde à população em razão da falta gerenciamento dos RRS. A necessidade de qualificação dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde e principalmente os que manejam os RRS. È preciso que os gestores compreendam a importância do gerenciamento do RRS. E a universidade contribua através das pesquisas e apresentação dos resultados, mas também na elaboração e realização de capacitações, oficinas juntamente com o município, para amenizar a realidade apresentada.
Conclusões e/ou Recomendações Através destas visitas podemos observar quanto o poder público negligencia com a saúde da população, entendendo a importância do gerenciamento correto desse resíduo. Além disso o descarte em lixões público poderá contaminar o solo, a água e o ar por agentes nocivos presentes no lixo infectado e proliferação de vetores transmissores de doenças. Portanto, a necessidade de atenção para o gerenciamento dos RRS e qualificação dos funcionários.
|