27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
27080 - AÇÕES EM SAÚDE AMBIENTAL JUNTO AOS PROFISSIONAIS DA LIMPEZA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO: DESCREVENDO A EXPERIÊNCIA LÍVIA ALVES DE SOUZA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ NO CAMPUS SOBRAL- CEARÁ- BRASIL., LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCO BRUNO MONTE GOMES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ NO CAMPUS SOBRAL- CEARÁ- BRASIL., GERMANA MARIA DA SILVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ERANDIR CRUZ MARTINS - AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, FRANCISCA EMANUELA PAIVA DE ABREU - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, ANA HIRLEY RODRIGUES MAGALHÃES - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, LUZIA MARTINS PEREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, AUXILIADORA CIRLIANE MORAES VIANA RODRIGUES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ NO CAMPUS SOBRAL- CEARÁ- BRASIL., GLÍCIA MESQUITA MARTINIANO MENDONÇA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Período de Realização Realizado no período de fevereiro a junho de 2017.
Objeto da Experiência Ações em saúde ambiental junto aos profissionais da limpeza pública "garis"
Objetivos Descrever a experiência das ações em saúde ambiental junto a profissionais garis da coleta e destinação final dos resíduos sólidos “lixo”, Sobral-CE.
Metodologia Relato de experiência realizado por profissionais da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Sobral/CE, junto aos garis. Participaram 180 garis na sede e 127 nos distritos. Os temas trabalhados foram: tipo de resíduos sólidos, acondicionamento, destinação final, saúde ambiental e Equipamentos de Proteção Individual. Os diálogos aconteceram através de trabalhos em grupo, rodas de conversas, estudos de casos. Utilizou-se diário de campo e as informações foram analisada pela literatura científica.
Resultados Procurou-se manter encontros frequentes com os garis, contribuindo para um reconhecimento de suas realidades para buscar estratégias de enfrentamento. Foi possível observar através de conversas informais algumas doenças, como: alergias e câncer de pele, na visão e coluna, além do sentimento de exclusão e inferioridade. Durante as ações, houve incentivo à formação de multiplicadores de ações promotoras de saúde, contribuindo para valorização pessoal, do trabalho e saúde dos participantes.
Análise Crítica O gari trabalha com os resíduos sólidos “lixo”, assegurando a limpeza pública, o recolhimento dos resíduos até sua destinação final. Percorrem ruas e bairros da cidade, expondo a vida e saúde a riscos biológicos, físicos, químicos, ergonômicos, enfrentando as mais variadas situações, desde mordida de cães a cortes no corpo. A experiência buscou a troca de conhecimento, auxiliando o processo de valorização social desses cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se que a partir das ações em saúde ambiental os garis foram estimulados a exercer os serviços de limpeza pública mais conscientes e valorizados. Por se tratar de problema de saúde pública é necessário o incentivo às práticas voltadas para esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde, coleta, destinação dos resíduos e uso de Equipamentos de Proteção Individual, através da coparticipação nas estratégias de prevenção e promoção da saúde.
|