Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3a - Ambiente e Saúde 1

26361 - IDENTIFICAÇÃO DE CLUSTERS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOBRE VULNERABILIDADE A INUNDAÇÕES
THAUANNE DE SOUZA GONÇALVES - UFRJ, CLEBER NASCIMENTO DO CARMO - ENSP


Apresentação/Introdução
O estado do Rio de Janeiro é dividido em 92 municípios e em 8 regionais de defesa civil (REDECs), que possuem características socioeconomicas e demográficas bastante distintas. No entanto, no que se refere às ameaças naturais, as inundações figuram entre as mais frequentes em todas as regiões e são consideradas um problema para a saúde pública.


Objetivos
O presente trabalho visa identificar e caracterizar os municípios fluminenses de acordo com sua estrutura de saúde, socioambiental e de estações hidrometeorológicas de monitoramento de chuvas intensas e cheias.


Metodologia
Estudo transversal e ecológico com dados dos municípios fluminenses. Dados obtidos do Mapa de Ameaças Múltiplas do estado do Rio de Janeiro, do IBGE e do INEA. Indicadores utilizados: número de estabelecimentos de saúde do SUS, arborização e urbanização de vias públicas, esgotamento sanitário adequado, densidade demográfica, PIB per capita, percentual da população com rendimento per capita de até 1/2 salário mínimo, taxa de escolarização e quantidade de estações hidrometeorológicas das redes básica e de alerta de cheias. O método de análise de agrupamentos via algoritmo k-médias foi utilizado para agrupar municípios de acordo com suas características analisadas.


Resultados
Três grupos de municípios foram identificados de acordo com suas informações: grupo 1 (n = 18), grupo 2 (n = 72) e grupo 3 (n = 2). Grupo 1, inclui a capital, caracterizado por valores médios de PIB per capita, concentra 28 estações hidrometeorológicas (EH), 83% dos municípios com acima de 70% de esgotamento sanitário adequado; o grupo 2, inclui toda a baixada fluminense, com baixo PIB per capita, 91 EH e 46% com menos de 70% de esgotamento sanitário adequado; e grupo 3, formado apenas por dois municípios, PIB per capita elevado e nenhuma EH. Dentre os 3 grupos, a inundação foi considerada a principal ameaça natural em grande parte dos municípios, respectivamente, 22%, 25% e 50%.


Conclusões/Considerações
Considerando as características socioeconomicas e demográficas que envolvem os desastres naturais, é possível perceber que apesar de todos apresentarem as inundações como ameaça, as diferenças entre as condições socioeconomicas dos municípios podem tornar suas populações mais ou menos vulneráveis aos impactos dessas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360