27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
24095 - NOVA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA COM FOCO NO TERRITÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EVA EMANUELA LOPES CAVALCANTE FEITOSA - UFRN, LYANE RAMALHO CORTEZ - UFRN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - UFRN, CAMYLA CRISTINA MAIA DA COSTA - UFRN, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - UFRN, KARILANY DANTAS COUTINHO - UFRN
Período de Realização
O PEPSUS foi idealizado em 2015 e os anos de 2016 e 2017 foram de construção e efetivação desse Programa.
Objeto da Experiência
Fomentar um programa de educação permanente que atendesse as demandas do território, profissionais de saúde e as perspectivas do Ministério da Saúde.
Objetivos
Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada pela equipe para a implementação do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS).
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, que relata o processo de criação e desenvolvimento da proposta pedagógica de aprendizagem do PEPSUS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde. O PEPSUS estrutura-se em propostas pedagógicas que se complementam, possibilitando ao profissional da saúde da família um itinerário formativo que perpassa por três conformações: especialização, extensão e aperfeiçoamento.
Resultados
Como principais produtos, apresentam-se: os módulos de extensão e a especialização em Saúde da Família. Os módulos de extensão, cursados por qualquer profissional da área da saúde como forma de aperfeiçoamento, tem carga horária de 30h cada. A Especialização, ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o Ministério da Saúde, disponível, inicialmente, para médicos do Programa Mais Médicos, tem carga horária de 360h.
Análise Crítica
O PEPSUS, enquanto proposta inovadora de Educação Permanente para profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, envolvendo três pilares, utiliza a inovação tecnológica em saúde por meio da Educação à Distância e agrega a problematização como estratégia metodológica. Ademais, sustenta-se em uma base clínica e de saúde coletiva com foco nos indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária em Saúde-PMAQ/AB.
Conclusões e/ou Recomendações
Acredita-se que a inserção de cursos com este formato permita o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde -APS, potencializando a Educação Permanente nos territórios e fomentando um modelo de atenção voltado para uma prática mais humanizada, menos curativista e mais concernente com as necessidades de saúde, assim como, garantam a longevidade das transformações ora realizadas, contribuindo significativamente para a qualificação da APS no Brasil.
|