27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
24093 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO SOCIAL E AMBIENTAL EM CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR - UFSC, FERNANDO HENRIQUE PRADO - UNIVALI, GABRIELA THAIS DA SILVA - UNIVALI, PRISCILA FALASTER DA COSTA - UNIVALI, TATYANA CRISTINE DIAS MATHIOLA - UNIVALI, LUANA GENEZINI - UNIVALI
Período de Realização Ocorreu em uma UBS do município de Itajaí, Santa Catarina, durante o mês de janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Propiciar cidadãos críticos e participativos na defesa do meio ambiente e da saúde.
Objetivos Sensibilizar as crianças de um dado território, em relação a educação ambiental e sua importância; contribuir para a construção e/ou fortalecimento de uma consciência política, a respeito da preservação da qualidade ambiental, do equilíbrio ecológico e promoção da saúde.
Metodologia A experiência, designada “Oficina de Verão”, foi ministrada por profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da UNIVALI, com contribuição de um Engenheiro Agrônomo e uma Bióloga, para alunos na faixa etária de 06 a 11 anos. Sucedeu em quatro módulos sequenciais, abordado por meio da concepção de Educação Popular, a temática da Educação Ambiental. Foram realizadas rodas de conversas, atividades lúdicas e elaboração, de uma apostila.
Resultados Ocorreram reflexões acerca dos conceitos de meio ambiente, saúde e Educação Ambiental, observando-se, por meio dos relatos das crianças, que esses conteúdos estão sendo pouco ministrado nas Instituições de Ensino e no cotidiano dos cidadãos. As trocas de experiências e conhecimentos proporcionaram, para os profissionais, importante amadurecimento pessoal e profissional. Além disso, a Oficina desencadeou interesse do público alvo para continuidade de ações no território.
Análise Crítica As crianças são os agentes ativos e transformadores na atual sociedade em que vivemos, por isso ações com este objetivo tem a capacidade de ampliar o protagonismo dos cidadãos, no presente e no futuro, em prol de uma sociedade mais consciente em suas ações e com o meio ambiente. Considera-se a Educação Popular uma ferramenta importante nesse processo, visto que a leitura da realidade é o primeiro passo para um processo educativo empoderador que contribua para a construção da cidadania.
Conclusões e/ou Recomendações A Educação ambiental propicia a sensibilização de cidadãos na transformação da sociedade por meio da preservação ambiental, desencadeando mudanças na relação do homem com a natureza e a formação de indivíduos responsáveis com o meio social e ambiental. O trabalho multiprofissional e o apoio intersetorial, fundamentados na concepção de Educação Popular e de Saúde Coletiva, se mostrou fundamental para o êxito dessa oficina.
|