27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1 |
22455 - O USO IRREGULAR DE AGROTÓXICOS NO BAIXO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. GEOVANA LIMA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA), RUI MASSATO RARAYAMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)
Período de Realização O evento foi realizado no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O trabalho se refere à uma experiência vivida durante o I Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos, ocorrido em Santarém-Pa.
Objetivos O objetivo do presente trabalho é relatar uma experiência vivida durante o I Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos, no qual estavam presentes representantes dos municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém-Pará.
Metodologia Foram realizadas observação in locu dos discursos dos participantes durante as reuniões de planejamento do fórum no Ministério Público do Estado do Pará, onde estavam presentes lideranças quilombolas, indígenas, produtores de orgânicos e mel de abelha, advogados, conselheiros municipais, professores e alunos da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); também foram analisados os vários discursos dos demais atores sociais presentes do evento.
Resultados Observaram-se relatos da perda de produção de frutos e de mel, pois as abelhas estavam morrendo por conta do uso irregular de agrotóxicos em grandes plantações de soja e milho. Dentre as questões, estava inserida a preocupação de incentivar a produção e compra de orgânicos; as palestras abordaram as consequências do uso irregular de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente e buscaram incentivar as práticas da agroecologia como estratégia desenvolvimento sócio territorial e sustentável.
Análise Crítica Os problemas decorrentes do uso irregular dos agrotóxicos nas grandes plantações de soja e milho na região estão se intensificando cada vez mais, com isso, os conflitos também aparecem, quase não se têm alternativas para a resolução destes problemas, visto que, os processos abertos no Ministério do Estado do Pará sempre ficam “parados” por falta de provas. Pode-se associar essas consequências à ausência ou ineficácia da fiscalização quanto a venda de produtos tóxicos no Baixo Amazonas.
Conclusões e/ou Recomendações A cidade de Santarém-Pa é um dos principais municípios exportadores de soja e seus derivados, onde, há instalado um porto fluvial que escoa parte da produção de grãos adquirida pela Cargill na região centro-oeste do Brasil (Mato Grosso), bem como de outras cidades do oeste do Pará. Observa-se que a utilização de agrotóxicos no Baixo Amazonas, está associada a expansão do agronegócio, bem como das fronteiras agrícolas brasileiras.
|