Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO3h - Desenvolvimento, ambiente e saúde

28624 - INTERNAÇÕES POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM AÇAILÂNDIA-MA
SUZENILDE COSTA MACIEL - FIOCRUZ, ELIANE CARDOSO ARAÚJO - FIOCRUZ, PATRESE LENO DOS SANTOS SILVA - IFMA, RIVALDO DA COSTA MACEDO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Açailândia, município maranhense localizado no oeste do Estado, com 104.047 habitantes possui um polo guseiro e duas rodovias federais de alto fluxo, que são fontes potenciais de poluição atmosférica. A análise dos dados de internações hospitalares por local de residência e da concentração de PM 2,5 demonstram a qualidade ambiental e agravos à saúde na população de 5 a 14 anos do local.


Objetivos
• Analisar a correlação entre as concentrações médias mensais de MP2,5 e o número mensal de internações per capita por doenças respiratória na população total e na faixa etária de 5 a 14 anos, em Açailândia-MA, no triênio 2012-2014.


Metodologia
Um estudo com dados secundários para analisar a correlação entre as concentrações médias mensais de MP2,5e o número mensal de internações per capita por doenças respiratórias na população total e de 5 a 14 anos, em Açailândia, no período de três anos de 2012-2014. Utilizou-se o banco de dados do Sistema de Informações Ambientais do Ministério da Saúde (SISAM), onde há informações das concentrações diárias de MP2,5 para o período analisado, 2012-2014 (SISAM, 2014). A escolha da faixa etária de 5 a 14 anos se justifica pela estratificação dos dados por faixa estaria no Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS).


Resultados
As médias anuais de PM2,5 encontradas foram similares nos três anos, em torno de 16μg/m³. Considerando o período climático , observou-se maior concentração mensal de MP2,5 nos períodos de estiagem para os três anos, variando essa diferença aproximadamente de 2 a 4μg/m³ em relação aos períodos chuvosos. Quanto às internações por doenças respiratórias em Açailândia-MA, foi observado maior número mensal de internações no período chuvoso dos três anos, considerando todas as idades. Na faixa etária de 5 a 14 anos, a média das internações mensais foi maior no período chuvoso comparado ao período de estiagem para os anos de 2013 e 2014, porém menor em 2012.


Conclusões/Considerações
São interessantes e necessários estudos que avaliem o impacto da poluição atmosférica sobre a saúde populacional de Açailândia, particularmente seus efeitos sobre o sistema respiratório da população, uma vez que neste estudo encontrou-se um número relativo de internações por doenças respiratórias em Açailândia em crianças e adolescentes, principalmente no período chuvoso.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360