Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO3h - Desenvolvimento, ambiente e saúde

25973 - A CONFIGURAÇÃO DE UMA ZONA DE SACRIFÍCIO AMBIENTAL NO CHILE: O CASO DA BAÍA DE QUINTERO-PUCHUNCAVÍ.
JUAN BACIGALUPO ARAYA - NUTES/UFRJ, ALEXANDRE BRASIL FONSECA - NUTES/UFRJ


Apresentação/Introdução
Sob a lógica capitalista de produção e desenvolvimento, o Chile tem gerado uma série de conflitos socioambientais que produzem situações de injustiça ambiental principalmente nas comunidades vulneráveis do país. No caso da baía de Quintero-Puchuncaví, os pescadores são vitimas do estabelecimento de empresas altamente contaminantes na região, configurando-se em uma zona de sacrifício ambiental.


Objetivos
Descrever as caraterísticas da zona de sacrifico ambiental da baía de Quintero-Puchuncaví na Região de Valparaíso no Chile, com foco na saúde ambiental.


Metodologia
Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa na baía de Quintero-Puchuncaví, através da técnica etnográfica os pesquisadores observaram o cotidiano da cidade e mediante entrevistas semiestruturadas com informantes chaves, conseguimos acessar às percepções dos moradores da zona de sacrifício.


Resultados
A baía está doente, mais de 19 empresas altamente contaminantes conformam o parque industrial de Ventanas, localizado à beira das comunas de Puchuncaví e Quintero, foi fundado em 1961 em um contexto de desenvolvimento produtivo promovido pelo Estado a nível nacional, com a fundição de cobre como o principal projeto na região. Os habitantes dos municípios não têm acesso aos benefícios derivados do lucro dessas empresas. Pelo contrario, o mar, a terra e o ar estão contaminados. O peixe acabou, os estudantes das escolas são vitimas da poluição e a sociedade civil tenta lutar contra a instalação de novas empresas.


Conclusões/Considerações
A baía de Quintero-Puchuncaví é uma das cinco zonas de sacrifício ambiental existentes no Chile, o Estado nem os municípios adjacentes com o parque industrial tem promovido estratégias de mitigação do dano. O desenvolvimento econômico nacional parece ser mais importante do que a saúde ambiental e o desenvolvimento local. A justiça ambiental configura-se como um mecanismo de luta social, em busca do reconhecimento da cultura local, do território e de um bom viver.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360