Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO3b - Experiências e abordagens em saúde e ambiente 2

23823 - EMPREGO DO BIOMONITOR TILLANDSIA USNEOIDES NO ESTUDO CENÁRIO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA POR MATERIAL PARTICULADO (MP): PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE PÚBLICA.
LUCAS OTAVIO ROSA DE SOUZA - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA, CCS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – IESC/UFRJ, RODRIGO ORNELLAS MEIRE - LABORATÓRIO DE RADIOISÓTOPOS EDUARDO PENNA FRANCA, CCS, INSTITUTO DE BIOFÍSICA CARLOS CHAGAS FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – IBCCF/UFRJ, LEONARDO RODRIGUES DE ANDRADE - LABORATÓRIO DE BIOMINERALIZAÇÃO, CCS, INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – ICB/UFRJ, ANTONIO AZEREDO - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA, CCS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – IESC/UFRJ


Apresentação/Introdução
Segundo a OMS, a poluição atmosférica consiste em um grave problema de saúde pública. Dentre os poluentes atmosféricos, o Material Particulado (MP) é uma considerável fonte de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias e cardiovasculares. Estudos prévios mostram a aplicação da Tillandsia usneoides no monitoramento do MP utilizando a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).


Objetivos
Utilizar a T. usneoides como amostrador passivo para o estudo do MP coletado no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro; Analisar a morfometria do MP utilizando a MEV; Relacionar a morfometria do MP com possíveis implicações na saúde pública.


Metodologia
Amostras de T. usneoides foram expostas por um período de 30 dias, entre novembro e dezembro de 2015, em locais no município de Niterói (bairros Centro e Icaraí). Para a obtenção das imagens do MP foi utilizado um microscópio eletrônico de varredura marca JEOL modelo JSM-6490LV, operando em baixo vácuo e acoplado a um EDS (Thermo Scientific). Para os cálculos dos dados morfométricos foi utilizado o programa ImageJ. Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa Excel.


Resultados
Os resultados relativos aos MP analisados (n=511 partículas medidas) mostraram que a faixa de diâmetro das partículas variou entre 0,211µm e 57,524µm. Considerando a distribuição de tamanho do MP, as partículas de diâmetro entre 10 e 2,5µm e menores que 2,5µm mostraram frequência entre 56,3 a 90,8% das partículas medidas, indicando que o biomonitor pode ser empregado na avaliação das partículas grosseira (>10µm), do MP inalável (entre 10 e 2,5µm) e do MP respirável (<2,5µm). Adicionalmente, o método de MEV utilizado nesse trabalho possibilitou a mensuração de MP na ordem de 0,2µm, que podem chegar ao nível alveolar.


Conclusões/Considerações
Os resultados indicam que o método é adequado para a amostragem e detecção o MP. A fração do MP aderido nas superfícies das amostras de T. usneoides foi considerado importante do ponto de vista da saúde pública, uma vez que foram medidas partículas que podem tanto se depositar no trato respiratório superior quanto no mais profundo, desencadeando assim complicações na saúde, as quais podem evoluir para finalizações fatais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360