26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3b - Experiências e abordagens em saúde e ambiente 2 |
22115 - PASSAPORTE PARA AQUARELA: A RESPONSABILIDADE SOCIAL POR MEIO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR ALUNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA RACHEL NASSIF COSTA PINTO - UIT, MARIA JOSÉ DE MORAIS PEREIRA - UIT, SYLVIA LOURES VALE PUJATTI - UIT, RAPHAELA COSTA SALES - UIT, OTÁVIO ANTONIEL VILELA ANTUNES - UIT, ANA PAULA FREITAS BAHIA DOS SANTOS - UIT, BRENDA KIMBERLY RODRIGUES - UIT, CAROLINE LUÍSA MASSOTE COUTO - UIT, LETÍCIA FREIRE LEMOS - UIT
Período de Realização O Projeto de Extensão “Passaporte para Aquarela” foi desenvolvido entre fevereiro de 2016 a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Apoiar o Projeto Aquarela (Itaúna-MG) ao promover saúde, educação e cooperação para as crianças e adolescentes de baixa renda.
Objetivos Conscientizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade dos cuidados com a saúde; desenvolver o processo de ensino e aprendizagem na prática de higiene, e promover ações para a orientação sobre a promoção da saúde que proporcione o bem estar individual e coletivo.
Metodologia Utilizando as diferentes formas de linguagem, brincadeiras e jogos, preocupou-se em ministrar oficinas no sentido de conscientizar os jovens, que vivenciam violência e criminalidade, sobre as necessidades básicas de uma vida saudável. As intervenções, divididas em um cronograma, foram realizadas às quartas-feiras no período de 17-19 horas com abordagens dos temas: higiene, alimentação, bem-estar, vida social, meio ambiente e trabalho em equipe.
Resultados O contexto social dos jovens do projeto é marcado pela violência, o que foi percebido durante as ações pelo alto índice de desinteresse, agressividade, desrespeito de uns pelos outros e um discurso de apologia ao crime. Isso, somado à falta de conhecimentos básicos sobre a promoção da saúde e hábitos de higiene, dificultaram o desenvolvimento das ações propostas. No entanto, a formação do vínculo foi de extrema importância para dar continuidade às intervenções.
Análise Crítica Apesar do desafio para superar a falta de atenção e a agressividade dos participantes, os objetivos foram alcançados. A explanação e as oficinas com os diversos temas contribuíram para a formação crítica e autonomia dessas crianças. Isto ficou evidente nos depoimentos como este: “Já estou como vocês, sei ensinar agora”. O aprendizado foi mútuo, uma via de mão dupla, uma vez que, desenvolvemos o espírito de equipe, compromisso e, principalmente, aprendemos a ser mais solidários.
Conclusões e/ou Recomendações Os alunos de medicina puderam construir um vínculo com a sociedade Itaunense por meio do veículo comunicativo e educativo proposto no projeto de extensão, o que foi um importante meio de contribuição para o exercício da responsabilidade social e da cidadania. Além disso, houve um engrandecimento pessoal de cada um dos acadêmicos envolvidos, que se empenharam na busca por soluções e inovações para determinados problemas da sociedade de forma geral.
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