Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO3i - Experiências e abordagens em saúde e ambiente 1

26215 - VERSUS/JUREMA: UMA EXPERIÊNCIA DE FACILITAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MULTIPLICAÇÃO NO SERIDÓ DO RIO GRANDE DO NORTE
JOYCE SOUZA DOS SANTOS - UNIFACS


Período de Realização
Ocorreu no período de 18 a 25 de janeiro de 2018.


Objeto da Experiência
Essa edição foi composta por 30 viventes e 10 facilitadores procedentes de vários estados do Brasil, na faixa etária entre 18 a 40 anos.


Objetivos
Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo da saúde e de populações historicamente excluídas como um instrumento de apoio à formação de estudantes compromissados com o SUS.


Metodologia
Ocorreu em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, os participantes ficaram alojados no Centro de Evangelização e Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales. A imersão é uma metodologia que o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto. Os 8 dias foram divididos em visitas externas aos dispositivos de saúde, comunidade quilombola, cigana e terreiros das religiões de matrizes africanas, já as atividades internas foram compostas por plenárias.


Resultados
Significou a possibilidade de ter contato e vivenciar uma forma de construção do conhecimento que se dá a partir da realidade do povo brasileiro, no momento que vinculamos as experiências das comunidades na construção da saúde popular, em especial nesse VER-SUS, a realidade do Seridó, com o acúmulo de conhecimento dos usuários, viventes, facilitadores, comissão organizadora e profissionais da rede, sobre o compromisso com o SUS e suas experiências pessoais.


Análise Crítica
A experiência de desmistificar e compreender um pouco das comunidades quilombola, cigana e terreiros das religiões de matrizes africanas; conhecer a capacidade de acolhimento e afetividade de seus integrantes, e vincular a luta contra as opressões da sociedade para compreender que todas essas questões estão intrinsecamente ligadas ao modelo de sociedade que temos, da desumanização das relações, a qual se permeia de disputas.


Conclusões e/ou Recomendações
Possibilitou a criação de afetividade e coletividade que são transformadoras e base para compreensão e mobilização da necessidade de organização. Lidar com a facilitação exige uma capacidade intensa de compactar informações e produzi-las no sentido de preparar o olhar dos viventes. Essa experiência foi tão enriquecedora como um marco que ressalta que é possível o esforço pela mobilização dos viventes para o fortalecimento do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360