28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO3i - Experiências e abordagens em saúde e ambiente 1 |
25596 - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE: UM RESUMO JULIANA LOMANTO CERQUEIRA - UNIFACS, ANA BEATRIZ NASCIMENTO GONZAGA - UNIFACS, ANA CAROLINA ABRANTES SANTOS - UNIFACS, CAIO MARCOS RIBEIRO GONÇALVES - UNIFACS, CARLA ALMEIDA RIOS - UNIFACS, HERBERT SANTANA MACEDO - UNIFACS, HERMÍNIO VITOR AMARAL - UNIFACS, LEONARDO NOVAES MODESTO FERNANDES - UNIFACS, LETÍCIA TEIXEIRA DE ALMEIDA - UNIFACS, LUCAS ALMEIDA - UNIFACS, MIRELA LUCCIOLA DE CARVALHO - UNIFACS, GERALDO LINO DA SILVA JUNIOR - UNIFACS
Período de Realização As atividades foram realizadas entre o período de 15/08/2017 à 02/12/2017
Objeto da Experiência Foram realizadas atividades práticas na USF Nova Esperança como parte do Programa Integrativo de Saúde na Comunidade (PISCO) da Universidade Salvador.
Objetivos Compreender os determinantes socioambientais, as necessidades de saúde e o perfil epidemiológico de uma comunidade assistida por uma dada unidade de saúde da família, e como a equipe multidisciplinar de saúde pode desenvolver ações para o enfrentamento e resolução dos problemas identificados.
Metodologia Estudantes de medicina orientados pelo médico da USF realizaram atendimentos clínicos a população local. Durante os atendimentos os pacientes eram orientados quanto seus hábitos e quando necessário eram feitas intervenções. Foram realizadas também visitas domiciliares nas quais as pessoas eram orientadas melhor dentro do seu contexto social. Rodas de conversa com os temas “Diabetes e Alimentação”, “AVC e suas complicações”, Outubro Rosa e Novembro Azul foram outras atividades realizadas.
Resultados Foram realizados 56 atendimentos ambulatoriais supervisionados pelo Médico e preceptor da USF e 20 visitas domiciliares. As demandas mais recorrentes foram: DM, HAS, obesidade, DRGE, comportamento sexual de risco, alteração postural, vaginose, rastreio de neoplasia de mama e próstata. No campo prático, além de conhecermos toda a estrutura da comunidade, participamos no apoio educacional às famílias com certa vulnerabilidade social através da realização de projetos vinculados a promoção de saúde.
Análise Crítica Nas atividades, ao discutirmos doenças muito prevalentes como HAS, DM, AVE, IAM, CA de Próstata e Mama contribuímos para aumentar o conhecimento da população sobre essas doenças e possivelmente interferir no seu curso. Conseguimos entender e replicar a importância da prevenção de saúde e logo percebemos a mudança nos hábitos de algumas pessoas acompanhadas na USF. Ao vivenciarmos o funcionamento da USF percebemos a importância da equipe integrada e do Agente de Saúde no vínculo com a comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência no programa de Saúde da Família em uma comunidade fez com que nós compreendêssemos a importância da assistência básica e como ela participa da promoção da saúde, principalmente com a medicina preventiva. Além disso foi observado a fundamental importância de equipes multidisciplinares que interagem entre si e estão dispostas a desenvolver ações para resolução dos maiores problemas identificados na região.
|