28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO3i - Experiências e abordagens em saúde e ambiente 1 |
24120 - MAPEAMENTO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÕES JORGIANA DE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, VALDECI BARBOSA DA SILVA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, EMMYLLE THAÍS SOUZA SILVA CABRAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, SUZANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, ALLANE TENÓRIO BRANDÃO DA SILVA NASCIMENTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, IRIS FÁTIMA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JOSÉ RONALDO VASCONCELOS NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, LETÍCIA CABRAL DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, SUELI JOANA DE SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Período de Realização Abril e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Mapeamento ambiental em saúde.
Objetivos Mapear as áreas e fatores de riscos ambientais de um bairro do município de Vitória de Santo Antão – PE; desenvolver ações educativas com base nas características do território.
Metodologia Projeto de extensão desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde em Vitória de Santo Antão-Pe. As ações do projeto iniciaram por um bairro do município cujo território apresenta graves problemas ambientais. Realizou-se treinamentos para utilização da ferramenta Google Earth; visitas quinzenais à comunidade para localizar e fotografar os problemas encontrados; lançamento dos achados no mapa; socialização do mapa com a equipe de saúde e planejamento e desenvolvimento de intervenções educativas.
Resultados O Mapeamento foi realizado nos primeiros quatro meses do projeto, e atualizado periodicamente. Os principais problemas encontrados foram: esgotos sem saneamento, lixo a céu aberto, terrenos baldios, matadouro clandestino, animais domésticos e para o consumo humano em meio ao lixo e esgotos, moradias construídas sobre galerias de esgotos. Com base nos achados foram realizadas oficinas educativas em grupos existentes na área e visitas domiciliares com panfletos educativos.
Análise Crítica O mapeamento constitui-se numa ferramenta dinâmica e essencial para o registro adequado das áreas de vulneração ambiental. A ferramenta do Google Earth é de fácil acesso e permite a construção constante do mapa da área. Os problemas encontrados estão intimamente relacionados à ocorrência de diversas doenças infecciosas e parasitárias. A ferramenta foi útil para tomada de decisão, planejamento de ações e futuras intervenções junto à gestão no referido território.
Conclusões e/ou Recomendações Os problemas de insalubridade ambiental visualizados provocaram inquietações no grupo, uma vez que, percebeu-se a limitação das ações do setor saúde de forma isolada. Evidenciou-se, assim, a complexidade dessa problemática e que para seu enfrentamento é necessária integração de políticas públicas sociais e de educação ambiental.
|