26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3a - Saneamento, Saúde e Ambiente 1 |
28346 - PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O TRATAMENTO DO LIXO: RELATO DE EXPERIENCIA DUILIANE COÊLHO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA, MARIANA MACHADO MATOS IBIAPINA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA, ELIZEUDO RICARDO RODRIGUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA, LETÍCIA REICHEL DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRÉ, ARISTOTENIS SILVA FARIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE AIUABA, CLARISSA MARIA TOMAZ FARIAS - HOSPITAL REGIONAL NORTE, KARINA MARQUES DE MENDONÇA - MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND, HELUANA CAVALCANTE RODRIGUES - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA, ANA GERUSIA GURGEL - PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL, VANESSA SILVA FARIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA
Período de Realização O projeto foi desenvolvido de Jul/2014 a Dez/2015, pela Secretaria da Saúde de Barroquinha.
Objeto da Experiência População de 6 assentamentos no território de abrangência do município de Barroquinha/CE.
Objetivos Desenvolver ações de educação em saúde ambiental para a promoção da saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade da vida da população barroquinhense;
Informar a população à problemática que envolve o lixo gerado nas cidades;
Destacar a importância da separação do lixo orgânico do reciclável.
Metodologia O projeto realizado por uma empresa contratada ocorreu em 05 momentos: Mobilização, Capacitação de multiplicadores, Disseminação de conhecimento, Mutirão de limpeza, Encerramento do projeto. A capacitação ocorreu em módulos através de oficinas teórico-práticas abordando temas distintos: Abordagem da Educação em Saúde Ambiental; Preservação das fontes de soluções alternativas de água; Técnicas para criação de objetos a partir de jornais, revistas e garrafas pet; Reciclagem: Compostagem orgânica.
Resultados Ao início houve certa resistência da população. Com a realização das ações houve fortalecimento da participação social. A maioria dos participantes relatou mudanças de hábitos em relação ao desperdício e ao cuidado com a destinação dos resíduos. Como por exemplo, separação o lixo orgânico do reciclável, incineração do lixo que passou a não ser realizado, aproveitamento de material reciclável para produção de artesanatos e utilização da compostagem orgânica como método de reciclagem do lixo úmido.
Análise Crítica Considerando os aspectos locais e a importância da participação social o desenvolvimento do projeto foi conduzido sob a perspectiva ademocrático-participativa, caráter educativo pedagógico e dinâmico, com metodologia flexível e aberta, com vistas à compreensão da realidade local. Poder público e sociedade civil organizada buscaram identificar as potencialidades e os obstáculos para a implementação efetiva do projeto e o alcance de melhoria da qualidade ambiental das comunidades envolvidas.
Conclusões e/ou Recomendações Mudanças de hábitos e costumes acontecem lentamente, portanto faz se necessária disposição de tempo e educação em saúde. Ao envolvermos membros das comunidades evidenciamos um empenho maior da população em absorver esses saberes e executarem as ações em seus territórios. Esses indivíduos devem ser inseridos no processo de co-responsabilização da comunidade, ações de preservação ambiental, inserindo a promoção e proteção à saúde nesse contexto.
|