26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3a - Saneamento, Saúde e Ambiente 1 |
25186 - EM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL MOSQUITO NÃO SE CRIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA SUBSIDIAR MOBILIZAÇÃO CONTRA CRIADOUROS DE AEDES NA CIDADE. JOANA D'ARC DANTAS DE OLIVERA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DILMA CUPTI DE MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, SUELY KIRZENER - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, SANDRA TORTURELLA LOBO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, RAFAEL PINHEIRO DO NASCIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização De dezembro de 2015 a março de 2016, no início da epidemia de zika no Brasil.
Objeto da Experiência Elaboração de material para a comunidade escolar sobre prevenção e controle do Aedes, com conhecimentos da interação com as vidas e o meio ambiente.
Objetivos Descrever a elaboração coletiva de material com profissionais da saúde, educação e assistência social visando promover mobilização na comunidade escolar, capaz de fortalecer a participação crítica e cidadã nos processos de construção de conhecimentos, valores e ações necessárias ao controle do Aedes
Metodologia A alta incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes motivou a formulação de trabalho com essa temática presente no currículo escolar. Tem como premissa que a única maneira de prevenção e controle é não deixar o mosquito nascer. Sem o mosquito não há transmissão! O material foi elaborado por cerca de 50 profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social do Rio de Janeiro, por meio de reuniões, oficinas, pesquisas bibliográficas
Resultados A apresentação em meio digital dialoga com as questões como conceito de meio ambiente e sua relação com a proliferação de mosquitos; a relação mosquito-vírus-doença que não está clara para o senso comum; a vida do mosquito e seus hábitos para que se possa atuar tanto como poder público e como cidadãos em corresponsabilidade social. Contém conceitos, objetivos educacionais, fontes de consulta e sugestões para atuação nas escolas.
Análise Crítica Os olhares diversificados permitiram uma amplitude de saberes. Algumas contribuições foram especificas como a do conceito de meio ambiente pela Vigilância Ambiental e os objetivos pedagógicos pela Educação. O mosquito percorre todos os locais, no diálogo da ciência com o senso comum, no meio ambiente, na relação com as doenças e vírus,nas responsabilidades individuais e do poder público. Riqueza de percepções e conhecimentos só possível pelo trabalho conjunto.
Conclusões e/ou Recomendações Esse trabalho é uma colaboração para se pensar e agir nas várias dimensões das epidemias de arboviroses. Procura juntar numa mesma narrativa doenças, mosquito, vírus, meio ambiente, urbanização. Ideias esparsas que hoje não se comunicam nas noções difundidas pelos órgãos oficiais de saúde, resultando na percepção do mosquito como vilão e trazendo a ideia da culpa individual. Elaborado para direcionar projetos de educação e comunicação.
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