Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32f - Violências contra crianças e adolescentes

29015 - PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE NEGLIGÊNCIA NA INFÂNCIA.
NATÁLIA TEIXEIRA MATA - UFRJ


Apresentação/Introdução
A caracterização de casos como negligência ou não contempla limites que vão desde a definição de seu conceito, que é uma implicação negativa, a outras questões que dificultam a sua constatação. A (in) definição do conceito de negligência pode provocar a sua apropriação “equivocada” em casos de proteção infantil.



Objetivos
Problematizar sobre o conceito de negligência na infância.
Refletir acerca da utilização do conceito de negligência na infância em diferentes áreas.



Metodologia
O presente trabalho é baseado na pesquisa bibliográfica realizada em 2016 (MATA, 2016). No qual a autora analisou o conceito de negligência contra crianças em publicações científicas nas áreas de pediatria, psicologia social, saúde coletiva e serviço social. Foram analisados 30 textos selecionados nas bases Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo, Scopus e Web of Science. O período estudado contemplou as publicações das décadas de 80, 90 e 2000.


Resultados
O conceito de negligência na infância está na interface de diversas áreas de conhecimento, também é atravessado por categorias que não são universais, perpetrado por inúmeras variantes (sociais, morais, políticos, econômicos, entre outros).
Há um forte direcionamento da responsabilidade à família, sobretudo das mães, fato que denota também uma invisibilidade da figura paterna. Mata et al. (2017, p.2885) reafirmam que “a complexidade de definir uma situação como negligência: as famílias podem reproduzir, praticar ou sofrer negligências”



Conclusões/Considerações
Os possíveis efeitos adversos da vivência de negligência na infância é notório em diversas áreas, mas o conhecimento aprofundado e contextualizado do seu conceito ainda é raso. De modo que, a dificuldade de identificação do fenômeno se dá em função das inúmeras questões envolvidas no conceito, bem como frente à falta de capacitação profissional e formação acadêmica direcionada à temática no contexto nacional.

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