Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32f - Violências contra crianças e adolescentes

27301 - MEMÓRIA DA VIOLÊNCIA E SAÚDE NO BRASIL
SIMONE GONÇALVES DE ASSIS - CLAVES/ENSP/FIOCRUZ, MAYALU MATOS SILVA - CLAVES/ENSP/FIOCRUZ, FERNANDA MENDES LAGES RIBEIRO - CLAVES/ENSP/FIOCRUZ, FERNANDO ALVARES SALIS - ECO/UFRJ, DIEGO IGNACIO LARREA ARASA - AUTÔNOMO


Apresentação/Introdução
O projeto em desenvolvimento propõe fazer um registro do desenvolvimento e consolidação do setor Violência e Saúde no Brasil, com o intuito de lhe dar visibilidade e de registrar a sua história, através da proposta de História Oral e Memória. Interessa registrar como começou o interesse da área da saúde pública pelo tema e quem foram os principais atores que construíram este campo.


Objetivos
Realizar levantamento e registro sobre o desenvolvimento e a consolidação do setor Violência e Saúde; coletar depoimentos de atores chave; realizar levantamento acerca de políticas públicas, ensino e pesquisa; produzir documentário audiovisual


Metodologia
1. Entrevistas com atores chave; 2. Levantamento da área de ensino relacionada à temática de violência e saúde no Brasil, a partir de pesquisa documental sobre os cursos de pós-graduação registrados pelo MEC; 3. Levantamento documental da área de pesquisa a partir dos grupos de pesquisa registrados no CNPQ – Diretório de Grupos de Pesquisa - Plataforma Lattes - CNPq – e das teses e dissertações sobre o tema. Para estas serão utilizadas três bases: Banco de Teses CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Portal de Teses em Saúde Pública; 4. Levantamento documental do desenvolvimento de políticas públicas de saúde na área de violência, através da atuação do Ministério da Saúde


Resultados
1. Entrevistas com atores chave; 2. Levantamento da área de ensino relacionada à temática de violência e saúde no Brasil, a partir de pesquisa documental sobre os cursos de pós-graduação registrados pelo MEC; 3. Levantamento documental da área de pesquisa a partir dos grupos de pesquisa registrados no CNPQ – Diretório de Grupos de Pesquisa - Plataforma Lattes - CNPq – e das teses e dissertações sobre o tema. Para estas serão utilizadas três bases: Banco de Teses CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Portal de Teses em Saúde Pública; 4. Levantamento documental do desenvolvimento de políticas públicas de saúde na área de violência, através da atuação do Ministério da Saúde.


Conclusões/Considerações
O projeto se desenvolveu no âmbito do Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde da Fiocruz, ligado a presidência. O mapeamento do setor de Violência e Saúde no país, com identificação de alguns dos principais atores e instituições chave e temas foi registrado em forma de documentário, a ser divulgado nos espaços de interesse.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360