Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32c - Violência urbana

28411 - NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA COM INFORMAÇÃO VÁLIDA PARA RAÇA/COR: CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PQA-VS)
ISABELLA VITRAL PINTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, VINICIUS OLIVEIRA DE MOURA PEREIRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, RENATA SAKAI DE BARROS CORREA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, RAYONE MOREIRA COSTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, DAILA NINA FREIRE - MINISTÉRIO DA SAÚDE, CHEILA MARINA LIMA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARTA ROBERTA SANTANA COELHO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIA DE FÁTIMA MARINHO DE SOUZA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIANA GONÇALVES DE FREITAS - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Apresentação/Introdução
Conhecer o perfil das vítimas de violências contribui na compreensão desse fenômeno e de seus determinantes. A raça/cor dessas vítimas implica em diferentes níveis de vulnerabilidade às violências e aos seus tipos. O PQA-VS incorporou o indicador de notificações de violência com informação válida para raça/cor com o objetivo de melhorar a qualidade dessa variável.


Objetivos
Analisar a qualidade de preenchimento do campo raça/cor nas fichas de notificação de violência no período anterior e posterior à implementação do indicador de notificação de violência com informação válida para raça/cor no PQA-VS, em 2015.


Metodologia
Estudo descritivo das notificações de violência do componente contínuo do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA/SINAN). Foi realizada a análise da evolução das notificações, do número de unidades e de municípios notificantes entre 2011 e 2017, sendo que os dados de 2015 a 2017 são preliminares. Realizou-se a análise de completude da variável raça/cor, bem como do percentual de municípios que atingiram a meta de 95% do PQA-VS, considerando dois recortes temporais: o período de 2011 a 2015 e de 2016 a 2017.


Resultados
Entre 2011 e 2017, observou-se variação muito expressiva das notificações de violências, passando de 107.530 notificações para 285.351 (aumento de 165,4%). Nesse mesmo período, houve aumento do número de municípios notificantes passando de 2.114 para 4.032 (aumento de 90,7%). Entre 2011 e 2015, em média 79,0% dos municípios que realizaram notificação de violência preencheram o campo raça/cor com informação válida em 95% das notificações. Em 2017, essa proporção passou para 84,2% dos municípios. Houve aumento de 5,2%, em um período curto de dois anos, sendo que a série apresentava comportamento estacionário até 2015.


Conclusões/Considerações
A notificação de violência é um instrumento de cuidado às vítimas e de vigilância em saúde; e propicia a articulação da rede de proteção intersetorial. A qualificação dos dados é uma etapa chave para gerar informação que permita compreender os casos de violência, principais vítimas e autores; de modo que políticas de prevenção sejam implementadas. Programas de incentivo à melhoria da qualidade dos dados contribuem nesse processo de qualificação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360