Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32c - Violência urbana

27825 - A CARGA DA VIOLÊNCIA POR ARMA DE FOGO NO BRASIL
LARISSA GABRIELLE RAMOS - UNIVERSIDADE JAGUELÔNICA - CRACÓVIA, BÁRBARA GRAZIELLE RAMOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS


Apresentação/Introdução
A violência por arma de fogo é um peso para o sistema de saúde. No Brasil ela está entre as principais causas de morte, afetando principalmente às regiões mais pobres e aos homens jovens, negros e de menor renda. Seus principais fatores de risco são desigualdades socioeconômicas, acesso a armas e abuso de álcool. Acarreta ainda a custos tanto diretos como indiretos ao sistema de saúde.


Objetivos
O objetivo deste projeto é analisar a carga da violência por arma de fogo no Brasil em 1990 e 2016.


Metodologia
A carga da violência por arma de fogo foi calculada tanto com medidas monetárias quanto não monetárias para os anos 1990 e 2016. Dentre as medidas estão: incidência; anos potenciais esperados de vida perdidos (PEYLL) onde a morte prematura é calculada em relação a expectativa de vida em cada idade; anos de vida perdidos por morte ou incapacidade (DALYs); Valor da Vida Estatística pelo modelo da Comissão sobre Macroeconomia e Saúde da OMS; e perda de produtividade.

Os dados foram obtidos através de base em dados secundários proveniente da World Population Prospects das Nações Unidas, do Global Burden of Disease Study Results, da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicilios e do Banco Mundial.


Resultados
A incidência da violência por arma de fogo no Brasil aumentou 47% entre 1990 a 2016. Os anos potenciais esperados de vida perdidos também aumentaram em 60% para as mulheres e 101% para os homens, enquanto que DALYs aumentaram 41% para as mulheres e 71% para os homens. Em todas as medidas os homens apresentaram maior carga da doença principalmente no grupo entre 20 e 24 anos.

Quando analisado a carga econômica, a perda de renda devido a violência por arma de fogo foi estimada entre de 68 e 208 bilhões de reais em 2016, com um crescimento real de 128% em relação a 1990. Já a perda de produtividade foi de 18.51 bilhões de reais em 2016 quando consideradas apenas as idades economicamente ativas.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que a violência física por arma de fogo é uma importante carga para a sociedade brasileira, com impactos na saúde e na economia. O aumento dessa carga entre 1990 e 2016 indica que as políticas publicas implementadas não foram efetivas. O papel do setor saúde é fundamental na prevenção, na oferta de atenção de qualidade em tempo oportuno e no trabalho articulado com outros setores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360