Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32c - Violência urbana

22534 - VÍTIMAS FATAIS DE CRIMES INTENCIONAIS E DECORRENTES DE INTERVENÇÕES POLICIAIS EM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO
RENATA ADELE DE LIMA NUNES - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, DAVIDSON ALVES NUNES - UFC


Apresentação/Introdução
A inexistência de política nacional de segurança pública norteando ações articuladas no enfrentamento da criminalidade no país desafia os governos dos estados e municípios do Brasil. O estado do Ceará presencia o acirramento do crime organizado desencadeando, também, vítimas fatais nos embates entre policiais e autores de delitos.


Objetivos
Nesse sentido, o trabalho analisa o número de vítimas fatais por crimes violentos letais intencionais e os óbitos decorrentes de intervenção policial no estado do Ceará.


Metodologia
Estudo descritivo, quantitativo, utilizando-se dados da Análise Estatística e Criminal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Analisou-se os óbitos de crimes violentos na população e os decorrentes de intervenção policial no estado do Ceará, Brasil, no período de 2013 a 2017 a partir do cálculo da mortalidade por crimes violentos letais intencionais (somatório de todos os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) e os decorrentes de intervenção policial.


Resultados
Os achados mostram que ocorreram 21394 óbitos por intencionalidade e 450 óbitos em ações por intervenção policial entre 2013 e 2017. O ano de 2015 registra um incremento na mortalidade por intervenção policial de 62,71% em relação a 2014 (de 53 para 86 mortes), o maior aumento registrado no período, enquanto a mortalidade por crimes violentos na população registrou uma diminuição de 10,08% (de 4.439 para 4.019 mortes) no mesmo período. Entretanto, no ano de 2017, embora tenha havido aumento da mortalidade por intervenção policial de 47,10% em relação a 2016, os óbitos por crimes violentos na população aumentaram em 49,76%, passando de 3.407 para 5.134 mortes.


Conclusões/Considerações
Os dados despontam que o aumento da mortalidade por intervenção policial não foi capaz de trazer diminuição efetiva na mortalidade por crimes violentos. Pondera-se sobre a urgência de ações coordenadas e orientadas, embasadas por diretrizes de política de estado, promovendo ações efetivas em todos os setores no combate à violência no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360