29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC32h - Violências nas escolas e estratégias de saúde na família |
28486 - VIOLÊNCIA ESCOLAR E OS IMPACTOS À SAÚDE: UM ESTUDO COM PROFESSORES QUE ATUAM NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE STELLA CRISANTO PONTES - UFRN, NÚBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA - UFRN, LUIZA DE MARILAC ALVES DA FONSECA - UFRN, PAULO ALÍPIO DE PONTES NETO - UNILAGO, SHIRLEIZE MARIANE PEREIRA SANTOS - UFRN
Apresentação/Introdução A violência escolar constitui-se como uma problemática de âmbito global, apresentando formas distintas de gravidade, podendo causar prejuízos a saúde dos indivíduos, como visto na mídia e no meio social. Torna-se notório que dados quantitativos são insuficientes para expressar a dimensão real desse fenômeno, sendo necessário também haver análises qualitativas.
Objetivos O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores que atuam no ensino básico da rede pública, acerca da violência escolar e os impactos à saúde do trabalhador.
Metodologia Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de grupos focais, sendo a amostra constituída por 06 professores do ensino básico da rede pública de Santa Cruz, município localizado no Rio Grande do Norte, em dezembro de 2017. Conforme a Resolução 466/2012, esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN, tendo como número de Parecer 78921917.2.0000.5568, tendo como critérios de inclusão, estar atuando em sala de aula (ensino fundamental e/ ou médio) há pelo menos 6 meses. O material obtido foi submetido à Análise de Conteúdo.
Resultados Assim, durante a análise, emergiram cinco núcleos temáticos: “Significados atribuídos à violência escolar”; “Vivências e experiências sobre violência escolar”, “Ausência de familiares/responsáveis de alunos no ato de educar e a indisciplina”, “Relação violência e saúde” e “Violência contra professores: Um tema pouco discutido”. Desse modo, percebe-se que o ambiente laboral em que estão inseridos os professores está marcado de situações violentas, direta ou indireta, que podem abrir caminhos para o temor em exercer a docência, o adoecimento e até mesmo o abandono da profissão.
Conclusões/Considerações Espera-se com esse estudo, o desenvolvimento de estratégias de prevenção e/ou enfrentamento da violência, na perspectiva de tornar o trabalho, um local de satisfação, a partir da realização de eventos de dimensão intersetorial. Logo, a saúde coletiva no âmbito escolar, constitui potencial relevante frente a esse cenário, no sentido de fomentar discussões e promover perspectivas acerca de novas posturas dos professores diante dessa temática.
|