Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32h - Violências nas escolas e estratégias de saúde na família

25687 - A ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A PRODUÇÃO DE REDES DE CUIDADO NA ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO
FÁTIMA MADALENA DE CAMPOS LICO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, RUY PAULO D‘ELIA NUNES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, MARIA LUCIA APARECIDA SCALCO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO, SUELY YURIKO MIYASHIRO TÁPIAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, ELAINE APARECIDA LORENZATO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, NELSON FIGUEIRA JUNIOR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO


Período de Realização
A experiência ocorreu entre os meses de agosto de 2016 a fevereiro de 2018, na cidade de São Paulo.


Objeto da Experiência
Processo educativo para implantação da linha de cuidado e construção da rede de atenção integral à saúde da pessoa em situação de violência


Objetivos
Descrever e analisar o processo de educação permanente que envolveu os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo (SMS) e a rede intersetorial, para a implantação da linha de cuidado e construção da rede de atenção integral à saúde da pessoa em situação de violência.


Metodologia
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de ações educativas, fundamentado na estratégia educação permanente e na metodologia da problematização, envolvendo interlocutores da área de Atenção à Pessoa em Situação de Violência, profissionais da área da Vigilância em Saúde, dos Núcleos de Prevenção de Violências e da Rede de Proteção. Foi desenvolvido a partir de ofertas teóricas, discussão de casos e práticas de intervenção, com momentos de concentração e dispersão nos territórios.


Resultados
Participam do processo de Educação Permanente 1300 (mil e trezentos) profissionais que elaboraram projetos de intervenção intersetoriais. A experiência possibilitou o fortalecimento de uma rede integrada de cuidado às pessoas em situação de violência; a consolidação dos fluxos assistenciais; de vigilância, e competências de cada um dos níveis do cuidado; a criação de espaços de diálogo estimulando iniciativas de promoção de saúde e identificação de estratégias de proteção e de garantia de direitos.


Análise Crítica
A implantação da linha de cuidado ocorreu de forma diferente nas Coordenadorias Regionais de Saúde, em função das especificidades locais e subjetividades dos atores sociais envolvidos nesse processo. Possibilitou o protagonismo dos trabalhadores de saúde para desenvolverem ações de prevenção, de assistência, de vigilância e de promoção da autonomia das pessoas em situação de violência, a articulação intersetorial para definição de fluxos e competências nos diferentes níveis da assistência.




Conclusões e/ou Recomendações
Os processos de mudança nos serviços de saúde do SUS, especialmente nas formas de produção do cuidado, a partir da reorganização do processo de trabalho, deve ter como pressuposto a educação permanente dos trabalhadores da saúde. Ela é tida como uma metodologia eficaz para agregar novos conhecimentos às equipes e torná-las protagonistas dos processos de produção de cuidado na saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360