Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32h - Violências nas escolas e estratégias de saúde na família

23374 - PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A REALIDADE DE CRIANCAS E ADOLESCENTES DE MARABÁ (PA)
PAULA RODRIGUES SENA - UNIFESSPA, TAIUDES DE ARAÚJO PORTO - UNIFESSPA, ALINE APARECIDA DE OLIVEIRA CAMPOS - UNIFESSPA


Período de Realização
Segundo semestre de 2017, com visitas semanais às escolas públicas de Marabá.


Objeto da Experiência
Prevenção de violência às crianças e adolescentes, no contexto do Programa Saúde da Escola (PSE), em escolas públicas de Marabá (PA).


Objetivos
Conhecer as situações de violências sofridas e praticadas pelos estudantes das escolas públicas de Marabá, levando-os a refletir acerca das consequências que atitudes violentas podem ocasionar ao indivíduo e como combatê-las.


Metodologia
As ações ocorreram em escolas públicas de Marabá, no período vespertino e contemplou 335 alunos, sendo crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa, eles foram estimulados a refletirem acerca das seguintes perguntas: 1-Quais violências já viveram? 2-Quais violências já praticaram? 3-Como se sentem quando são vítimas de violência? 4-O que devemos fazer para diminuir a violência? As respostas foram anotadas em papeis coloridos e afixados no quadro, com cores específicas a cada pergunta.


Resultados
As duas primeiras respostas foram similares: mais da metade afirmou que sofreu e cometeu violência física, cerca de um terço sofreu e cometeu agressão verbal, seguido de preconceito cometido e vivido. Na terceira, pouco menos da metade alega ficar triste, aproximadamente um quarto sente raiva e outras respostas foram: revidar a agressão e sentir dor. Na quarta, pouco mais da metade respondeu promover a paz e as demais respostas foram educação, respeito, pedir desculpa e ignorar a provocação.


Análise Crítica
Foi possível conhecer a realidade das crianças e adolescentes através dos relatos e identificar a influência que sofrem no meio em que vivem. Observamos a necessidade de integração entre escola, saúde e sociedade como agentes de transformação, para a escola ser mais presente na vida familiar do aluno e a família na vida escolar do mesmo. São necessários programas, como o PSE, com metodologias que abordem a prevenção da violência para retirar as crianças e adolescentes desta realidade.


Conclusões e/ou Recomendações
As ações foram relevantes por debater acerca da prevenção da violência, dos tipos as quais os estudantes estão propícios e as consequência na vida dos mesmos. Destaca-se a abertura dos estudantes ao diálogo que, embora receosos no início, conseguiram participar positivamente. É necessário ouvi-los para direcionar as ações, além de debater a violência em casa e nas escolas, para o fortalecimento dos laços e redução de índices de violência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360