Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO32i - Relações e espaços de violência

25580 - GESTANTES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA PERPETRADAS POR PARCEIROS ÍNTIMOS
CLÁUDIA FABIANE GOMES GONÇALVES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, ANA CARLA SILVA ALEXANDRE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CLÁUDIA DANIELE BARROS LEITE SALGUEIRO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CYNTHIA ROBERTA DIAS TORRES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CRISTIANE FÁBIA LINS BARBOSA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, MARIA EDUARDA ALMEIDA MARÇAL - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, MURILO BARBOSA DE QUEIROZ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, RAIMUNDO VALMIR DE OLIVEIRA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, VALDIRENE PEREIRA DA SILVA CARVALHO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO


Apresentação/Introdução
A Violência entre Parceiros Íntimos (VPI) insere-se como um tipo de violência interpessoal, compreendido como todo e qualquer comportamento de violência cometido tanto na unidade doméstica como em qualquer relação íntima de afeto, independentemente de coabitação. A prevalência de violência doméstica contra a mulher grávida varia amplamente na literatura, de 1,2% a 66%.


Objetivos
O presente estudo teve como objetivos: identificar os motivos que levam à prática da violência e descrever os atos de violência perpetrados, por parceiro íntimo, no município de Pesqueira-PE.


Metodologia
Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado numa Unidade Básica de Saúde, no município de Pesqueira/PE entre maio de 2016 e setembro de 2017. A coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, cada participante foi identificada com a letra S e numerado de 1 a 53 (S1, S2, etc.). Participaram 53 gestantes independentemente da faixa etária e idade gestacional que estivessem cadastradas no SISPRENATAL. As gestantes menores de idade participaram mediante assinatura do Termo de Assentimento dos pais e/ou responsáveis. Foram excluídas as gestantes que mudaram de endereço no período da coleta. A análise e interpretação dos dados foi o utilizado a técnica análise de conteúdo.


Resultados
Emergiram como desencadeadores de violência: Problemas decorrentes do uso de drogas; A violência por parceiros íntimos; Rede de atenção para o enfrentamento da violência contra mulher. Os tipos de violência mais comum vão desde agressão física e suas consequências, até violência moral e psicológica. Algumas medidas de prevenção contra a violência já foram tomadas e a que está em vigor atualmente é a Lei Maria da Penha. As ações de enfrentamento a VPI demandam uma articulação de trabalho em rede que atenda às necessidades do problema em sua complexidade, envolvendo ações planejadas e articuladas, com o compartilhamento, dos objetivos, das responsabilidades, das informações e dos resultados.


Conclusões/Considerações
Apesar dos avanços nas políticas públicas e legislações, este problema da VPI se mantém sempre atual e frequente em nossa sociedade, deixando marcas que serão passadas por gerações. No entanto, o problema continuará irresoluto se o foco das intervenções se mantiver exclusivamente sobre as mulheres. Assim, salienta-se a necessidade de incluir os homens nas ações de combate e prevenção à violência contra a mulher.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360