27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO32f - Prevenção e vigilância de violências contra idosos |
26300 - PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: CONSTRUÇÃO DE SABERES ACERCA DOS DIREITOS DOS IDOSOS NA ESTRATEGIA SÁUDE DA FAMILIA. PATRICIA THAYS ALVES PEREIRA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, LISANDRA TEIXEIRA RIOS - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, HANNA PONTES LINHARES - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, JÉSSICA RODRIGUES BRITO - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, JOSÉ CARLOS ARAÚJO FONTENELE - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, SANAYLA MARIA ALBUQUERQUE QUEIROZ - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, MARÍLIA GABRIELA SANTOS BEZERRA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, SILVINHA DE SOUSA VASCONCELOS COSTA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, HELIANDRA LINHARES ARAGÃO - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABOIA- EFSFVS, FLAVIA CAMPOS PONTES - SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ, CIBELLE TIPHANE DE SOUSA COSTA - ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE SÃO PAULO
Período de Realização De abril a Dezembro de 2017. Ano de inserção da equipe de Residentes no território.
Objeto da Experiência Em vista aos índices de violências e negligências com idosos, a ESF de Sobral-Ceará,busca espaços de cuidado e conhecimento com idoso em grupo.
Objetivos Proporcionar a construção do conhecimento acerca do Estatuto do Idoso com os idosos do grupo de convivência renascer, no território do Centro de Saúde da Família Junco em Sobral - Ceará.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência realizado pelos residentes multiprofissionais em saúde da família com idosos com o apoio da equipe do CSF do Junco, em Sobral-CE. Foram utilizadas metodologias ativas como forma de envolver os idosos nas discussões, os idosos foram divididos em grupos, depois eles fizeram narrativas hipotéticas, mostrando seu cotidiano e direito, de forma lúdica, interativa, com quis de resposta verdadeira ou falsa mostrando compreensão do tema. A partir dai, foi discutido o estatuto do idoso.
Resultados Após esses momentos de diálogos, os cuidadores da atividade respaldavam-se na legislação do estatuto do idoso para fundamentar as narrativas e em seguida era aberto um momento de escuta para aqueles que gostariam de se colocar e obter nova orientação ou tirar dúvidas. As discussões perpassarão por diversos âmbitos, dentre eles o direito a saúde ao transporte, educação, cultura, esporte e lazer dentre outros a violência contra o idoso.
Análise Crítica Analise desses momentos é que o ambiente familiar o dialogo com idoso inexiste, no grupo percebeu-se a necessidade de interação, curiosidade, desejo de construção do conhecimento sobre o tema, considerando o saber prévio, ha carência afetiva e de escuta. Identificou-se, situação de violência, negligência, abuso, negação de direito. Com postura ética orientou-se para autoconfiança, fortalecendo a efetivação dos direitos dos idosos.
Conclusões e/ou Recomendações Embora o estatuto do idoso em vigor há quinze anos, ainda existe desconhecimento acerca dos direitos garantidos pelo mesmo. Desta forma a experiência contribuiu para fortalecer e empoderar os idosos sobre seus direitos, corroborando para sua efetivação. Os espaços de convivências mostram-se como potente ferramenta para promoção de saúde mental, educação em saúde, diálogos sobre tudo nas questões do cotidiano que fazem sentidos para essa população.
|