Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO32c - Violência doméstica e sexual contra mulheres

21684 - INICIAÇÃO SEXUAL X ESTUPRO DE VULNERÁVEL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO
STELLA REGINA TAQUETTE - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SIMONI FURTADO DA COSTA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JULIANE ESCASCELA GARCIA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MIRIAM PERES DE MOURA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LUCA ZINGALI MEIRA - UFRJ, LUCIANA MARIA BORGES DA MATTA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CLAUDIA LEITE MORAES - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JÚLIA CORREA MOREIRA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, THENESSI FREITAS MATTA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
O Código Penal brasileiro, em 2009, passa a tipificar qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos como estupro de vulnerável, portanto, uma violência, de notificação compulsória pelos profissionais de saúde e educação. Por outro lado, a redução da idade de início da atividade sexual na adolescência observada na atualidade traz dilemas para esses profissionais na obrigação de notificar ao Conselho Tutelar.


Objetivos
Objetivamos conhecer a percepção de adolescentes acerca da iniciação sexual, do estupro de vulnerável e da lei que o caracteriza, para contribuir com a atuação de profissionais de saúde e da educação na proteção à essa população.


Metodologia
Utilizamos o método qualitativo, por meio de 13 grupos focais, com 132 estudantes de ambos os sexos, do ensino médio de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Seguimos roteiro de questões sobre o início da atividade sexual (IAS), concepção sobre violência sexual/estupro de vulnerável, justificativa para sua ocorrência e consequências. Ao final aplicamos questionário auto preenchível sobre dados sexuais e sociodemográficos. Gravamos as reuniões e analisamos os dados através de leitura intensiva por equipe multidisciplinar, verificação de ideias repetidas e discordantes e busca de compreensão contextualizada da lógica interna do grupo, em diálogo com a literatura.


Resultados
Classificamos os dados em 3 categorias: prontidão para a iniciação sexual, fatores associados ao IAS e (in)vulnerabilidade x estupro de vulnerável. O IAS para as moças está relacionado à se sentirem maduras e encontrarem alguém em quem confiem. Para os rapazes depende apenas do desejo e do surgimento da oportunidade. A idade não é, para ambos, fator determinante da época do IAS. A família e a sociedade influenciam o IAS. Quanto ao estupro de vulnerável, para a maioria, quando há consentimento ao ato sexual, independente da idade, não há violência. Entretanto, alguns questionam a capacidade de discernimento para o consentimento ao IAS de adolescente menor de 13 anos.


Conclusões/Considerações
Concluímos que as concepções dos adolescentes deste estudo sobre o IAS persistem atreladas aos padrões hegemônicos de gênero, não tendo relação com a idade. E, a percepção deles sobre a ocorrência de violência sexual é discordante da lei que tipifica o estupro de vulnerável. Porém, em geral, não têm consciência da possível vulnerabilidade que adolescentes vivenciam em relações afetivas em que não são sujeitos conscientes de seus desejos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360