Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO32h - Serviços de atenção à mulher

21566 - A RELAÇÃO ENTRE SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE E SERVIÇOS DA REDE ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO RJ
EMMANUELA NEVES GONSALVES - USP, LILIA BLIMA SCHRAIBER - USP


Apresentação/Introdução
O presente trabalho se refere à apresentação dos resultados de pesquisa de doutorado realizada junto aos profissionais dos serviços de atenção básica à saúde e dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência no município do Rio de Janeiro, em 2017.


Objetivos
O objetivo da pesquisa em questão consiste em observar a possível existência de uma rede de atendimento às mulheres em situação de violência, bem como, suas conexões com os serviços de saúde de atenção básica, na cidade do Rio de Janeiro.


Metodologia
Foram realizadas observações do tipo etnográfico em três serviços de atenção básica à saúde e quatro serviços especializados no atendimento às mulheres em situação de violência, localizados na região Centro do município do Rio de Janeiro. Seus dados foram registrados em caderno de campo. Adicionalmente foram empreendidas entrevistas semi-estruturadas com gestores e profissionais dos serviços em questão, totalizando trinta e seis entrevistas que foram gravadas e transcritas. Observações e contatos institucionais foram descritos em diário de campo. O material de pesquisa foi submetido à análise de conteúdo.


Resultados
Foi possível construir categorias de análise, dentre as quais destacam-se: 1-Escassez dos recursos para as políticas públicas: reflexão sobre os impactos da diminuição dos recursos para o cotidiano das equipes. 2-Dinâmica de trabalho em equipe: Se observou a valorização da realização de um trabalho em equipe para superar as dificuldades apresentadas pelo cotidiano nos serviços. 3-Trabalho em rede versus trama de serviços: a observação da existência de uma trama de serviços, em que diferentes serviços desempenham diversos trabalhos junto às mulheres, e buscam estabelecer conexões em alguns níveis, mas não a existência efetiva de uma rede de serviços.


Conclusões/Considerações
O presente trabalho possibilitou a compreensão sobre o funcionamento dos serviços de saúde de atenção básica e os serviços especializados no atendimento às mulheres em situação de violência, no âmbito da região Centro do Rio de Janeiro, bem como as conexões entre os profissionais nas equipes e entre os serviços, no que se refere ao objetivo de construção de uma rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360