Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO32d - Juventude e vulnerabilidades

23082 - VIOLÊNCIA: ENSAIO SOBRE A POPULAÇÃO INVISÍVEL
MARIANE DE SOUZA BENJAMIN ROCHA - UFG, EDSAURA MARIA PEREIRA - UFG, MARY ANNE DE SOUZA ALVES FRANÇA - UFG


Apresentação/Introdução
A violência está em toda sociedade, nos diferentes grupos populacionais. É um fenômeno social e torna-se um problema de saúde pública quando afeta a saúde do indivíduo e da coletividade, exigindo políticas públicas específicas e a organização de serviços que possam prevenir e atuar nas suas consequências. Entre os grupos mais propensos à violência se encontra a população em situação de rua.


Objetivos
analisar a percepção dos profissionais do consultório na rua de Goiânia-Goiás sobre a violência vivenciada pela população em situação de rua.


Metodologia
estudo qualitativo descritivo, realizado no consultório na rua do município de goiânia, com os profissionais das equipes, onde 7 profissionais participaram de um grupo focal. foi resguardado a identidade dos participantes. após concluir a coleta de dados foi realizada a transcrição das falas e a utilização do software webqda, para auxiliar na edição, visualização, interligação e organização. após a seleção das unidades de análise foi construído um quadro com as categorias por unidade de sentido e resultou em duas categorias. para a análise descritiva foi utilizada a análise de conteúdo.


Resultados
A complexidade da pessoa em situação de rua (PSR) evidencia as diversas violências vivenciadas por esse público. O resgate da cidadania da PSR inicia-se pela remoção do manto da invisibilidade que cobre esses indivíduos. É necessário manter a aproximação do cotidiano vivido por essas pessoas, para se entender a complexidade de seu processo saúde-doença. Políticas que venham atender as necessidades destes indivíduos considerando a sua singularidade. A violência física soma-se às violências impostas por ações preconceituosas e pela discriminação que acontece em diversos espaços, não restando a essas pessoas ambientes seguros que garantam sua integridade física e mental.


Conclusões/Considerações
com este estudo evidenciou-se que na percepção dos profissionais do consultório na rua a problemática da violência vivenciada pela pessoa em situação de rua reflete diretamente no processo saúde doença e consideram que o resgate da autonomia desses sujeitos, favorece a efetivação do princípio da equidade na saúde, na perspectiva da construção de uma cultura de paz no território.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360