Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO32a - Violência, Gênero e Sexualidade

22790 - CARTOGRAFIA DO CUIDADO AO ADOLESCENTE: BULLYING E INTERSETORIALIDADE
PAMELA LAMARCA PIGOZI - USP


Apresentação/Introdução
O bullying pode ser considerado um importante problema social. O manejo de tal agressão requer articulação entre os diversos setores e cenários da comunidade, de modo que a escola, o setor saúde e a família ao reunir esforços, poderiam contribuir para a redução dos impactos físicos e psíquicos de tal agressão à saúde mental dos jovens.


Objetivos
Cartografar a produção de cuidados de forma intersetorial aos adolescentes envolvidos em situações de bullying.


Metodologia
O método da cartografia é concebido como pesquisa-intervenção, visa mapear e registrar os percursos, as experiências e as relações construídas pelos sujeitos em seus territórios de passagem. Para a efetivação deste mapear, três ferramentas metodológicas ou dispositivos, em diferentes cenários, foram usados: a entrevista, com um adolescente alvo de bullying; o fluxograma analisador, com uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, e as de rodas de conversas, com professores do Ensino Fundamental. Cartografar nesses três espaços veio como uma aposta para compreender a produção de cuidado ao adolescente que sofre bullying em uma rede intersetorial.


Resultados
O cuidado intersetorial direcionado aos adolescentes envolvidos em situações de bullying mostrou-se descontinuado e pontual. Entretanto, com o uso de dispositivos inaugurou-se novas possibilidades de produzir cuidado pelos coletivos. O adolescente pôde verbalizar sua angústia e falar sobre seus percursos em busca de ajuda e de seu autocuidado. Os profissionais da saúde repensaram formas engessadas de fazer saúde, e vislumbraram um cuidado com outras possibilidades de vida, para além da perspectiva biomédica. Já os professores do Ensino Fundamental ao compartilharem o cotidiano escolar possibilitaram a criação de novas formas de amparar o adolescente que é vítima de tal violência na escola.


Conclusões/Considerações
A produção de cuidado ao adolescente que é vítima de bullying mostrou-se frágil e descontinuada na intersetorialidade. Entretanto, através do uso dos dispositivos, discussões surgiram, e permitiram que todos opinassem e verbalizassem seus incômodos. Houve, por meio da cartografia, intervenção, rearranjos no funcionamento daqueles coletivos e a possibilidade de co-produzir cuidado entre escola, família e setor saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360