Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32d - Notificação e vigilância da violência

28158 - LESÕES AUTOPROVOCADAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. UM ESTUDO DAS NOTIFICAÇÕES NO BRASIL.
CAMILA ALVES BAHIA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA ENSP/FIOCRUZ, ISABELLA VITRAL PINTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIANA GONÇALVES DE FREITAS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIA DE FÁTIMA MARINHO DE SOUZA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Apresentação/Introdução
As tentativas de suicídio se caracterizam pelo comportamento suicida não fatal e compreendem atos intencionais, como envenenamentos e automutilações. Apesar de ser um evento raro na infância e nos primeiros anos da juventude, a ocorrência das tentativas de suicídio no mundo vem apresentando aumento nas últimas décadas, e observa-se que este período da vida é o de maior vulnerabilidade.


Objetivos
Descrever as lesões autoprovocadas compreendidas como tentativa de suicídio, notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Brasíl, no período de 2011 a 2016.


Metodologia
Estudo descritivo das notificações de lesão autoprovocada com tentativa de suicídio em vítimas de 0 a 19 anos de idade. Foram calculadas medidas de frequência e de dispersão segundo sexo, raça/cor, UF de residência, se a tentativa ocorreu outras vezes, local de ocorrência e meio de agressão. Para todas as análises foi utilizado o software STATA versão 14.


Resultados
No período de 2011 a 2016, foram identificados no Sinan 1.173.418 notificações de violência, sendo 176.226 (15%) lesões autoprovocadas. Dentre esses casos, 48.204 (27,4%) foram notificadas como tentativa de suicídio, onde 10.764 (22,3%) envolviam crianças e adolescentes (179 entre 0 e 9 anos e 10.585 entre 10 e 19 anos). A maior parte dos casos notificados envolvia meninas, da raça/cor branca. O Estado de São Paulo apresentou maior número de casos notificados nas duas faixas etárias, independente do sexo. Cerca de 20% dos casos não relatou que o evento ocorreu outras vezes. A residência foi o local de ocorrência em 80% dos casos.


Conclusões/Considerações
O subregistro das tentativas de suicídio pode ocorrer por motivos como a família ou profissionais de saúde negaram a realidade, omitindo-se de notificá-la, ou pelo fato do indivíduo ser cuidado em casa, não chegando aos equipamentos de saúde. Observa-se que o tema, principalmente em faixas etárias menores, ainda é envolvido por tabus, mitos e preconceitos, principalmente no que se refere à moral e interferências culturais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360