Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32d - Notificação e vigilância da violência

26727 - PERCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM.
WILLIAM PALLA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, PATRICIA MONTANARI - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, PAULO MALVASI - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
A violência institucional é um fenômeno complexo e sutil, que se modifica ao longo do tempo, embora persista e esteja naturalizada na sociedade, dificultando o seu tratamento. A inadequação das instituições e a falta de preparo dos profissionais agravam os episódios de violência, tornando-os cada vez mais frequentes e perigosos aos trabalhadores da enfermagem.


Objetivos
Identificar as representações e percepções que profissionais da enfermagem possuem acerca da violência no cotidiano do seu trabalho.


Metodologia
Aproximação do tema da pesquisa foi realizada a partir das experiências dos pesquisadores. Estudo de revisão da literatura especializada, realizada de 2001 a 2017, na qual realizou-se consultas a livros sugeridos pelos orientadores e por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do scielo, Medline e Lilacs. A pesquisa dos artigos foi realizada entre 01/2017 a 01/2018. Palavras-chave: Violência Institucional e Enfermagem. Os critérios de inclusão para os estudos encontrados foram trabalhos que tivessem como tema principal a violência institucional e seus reflexos biopsicossociais, foram excluídos estudos que tivessem outros tipos de violência como foco principal.


Resultados
As manifestações mais comuns da violência institucional, apontadas pela revisão de literatura, foram as tentativas de se exercer poder através de ameaças e intimidações, sem um diálogo democrático, que pode levar a danos como depressão e fadiga e outros transtornos e doenças.


Conclusões/Considerações
O levantamento preliminar abrangeu 3 perspectivas: a conceituação da violência; a violência percebida/sofrida pelos profissionais de Enfermagem, oportunidade de debatê-la e buscar alternativas para sua redução; e os reflexos da violência no cotidiano profissional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360