Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32d - Notificação e vigilância da violência

23177 - ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL HUMANIZADO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: UM DIREITO A SER CONSTRUÍDO
JAQUELINE MARQUES LARA BARATA - UFMG, BÁRBARA LARA COUTO - UFMG, FABIANE FLÁVIA SILVA - CMMG, KÉZYA VITORINO TAVARES - PUC MINAS


Período de Realização
Setembro a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Construção de um protocolo para identificação e acolhimento de usuários vítimas de violência.


Objetivos
Apresentar as experiências vivenciadas por acadêmicas de enfermagem, no processo de construção do protocolo de “Assistência Multiprofissional a indivíduos vítimas de violência”, em um hospital público de grande porte.


Metodologia
O processo contou com uma equipe multidisciplinar que cumpriu as seguintes etapas: Estudo do perfil dos usuários atendidos no serviço; visitas técnicas a delegacias e serviços especializados no atendimento a vítimas de violência; reuniões multidisciplinares com gestores e análise da capacidade do serviço para acolhimento e implementação das ações, além da revisão de literatura. As ações de capacitação ocorrerão no ano de 2018.


Resultados
Apesar do aumento globalizado da prevalência da violência, observa-se um grande despreparo dos profissionais de saúde em identificar e acolher usuários, vítimas da mesma. Neste sentido, a construção de um protocolo multidisciplinar pode assegurar que os profissionais proporcionem uma assistência segura e digna, por meio de diretrizes sobre o papel de cada profissional dentro da equipe multidisciplinar, as obrigações de notificação e encaminhamentos secundários a serviços de referência.


Análise Crítica
A existência de um protocolo não anula a autonomia profissional, nem a singularidade do cuidado, mas amplia e potencializa as ações voltadas para o direito de uma assistência de qualidade, por profissionais capazes de identificar e lidar com os sinais de violência sem julgamentos. A construção coletiva do protocolo assegura o comprometimento dos sujeitos envolvidos e abre a perspectiva de uma assistência integral, premissas de uma prática humanizada.


Conclusões e/ou Recomendações
O protocolo é um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde em relação às vítimas de violência, sendo um diferencial quando associado ao acolhimento humanizado, à comunicação efetiva e à empatia entre profissional e usuário. É importante que os profissionais sejam instruídos e sintam-se seguros diante da demanda do usuário, reconhecendo o compromisso de uma prática social que efetive os direitos das vítimas de violência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360