Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

28261 - PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA AS MULHERES: REVISÃO SISTEMÁTICA
JUDIZELI BAIGORRIA - UFSC, DEISE WARMLING - UFSC, CARMEN REGINA DELZIOVO - SES/SC, ELZA BERGER SALEMA COELHO - UFSC


Apresentação/Introdução
Considerando a magnitude da violência sexual presente na sociedade, nas relações de gênero e com significativos impactos à saúde, estudos que apontam prevalência e os fatores associados a esta são de grande importância para dar visibilidade a este agravo e subsidiar políticas públicas que contemplem a diminuição e enfrentamento deste tipo de violência contra as mulheres.



Objetivos
Esta revisão objetiva identificar na literatura brasileira e internacional a prevalência e fatores associados à violência sexual contra as mulheres adolescentes e adultas.



Metodologia
Foi realizado levantamento de estudos brasileiros e internacionais de base populacional, publicados entre 2011 e 2016, em inglês, português e espanhol, nas bases de dados Pubmed/ Medline, Lilacs e Scielo. Os descritores utilizados foram: “sex offenses”, “rape”, “estupro”, “sexual harassment” “delitos sexuais”, “sexual violence”, “violência sexual”, “prevalence”. Sendo consideradas mulheres, aquelas a partir dos 10 anos de idade, conforme Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2009). Os estudos foram analisados e descritos, detalhando suas características e informações sobre prevalência e fatores associados à violência sexual contra as mulheres.


Resultados
Dos 3.002 artigos encontrados, de acordo com os critérios de elegibilidade, 15 estudos foram objetos desta revisão. A maioria dos estudos se concentra na Ásia e na África, locais os quais também apresentam as maiores prevalências de violência sexual. A faixa etária predominantemente investigada foi de 15-49 anos. Houve grande variação da prevalência entre os países: quando analisada a violência sexual cometida por parceiro íntimo, esta variou de 1% na Alemanha no atual relacionamento a 92% Zimbábue. Em relação aos fatores associados, destacam-se a baixa escolaridade, a idade jovem, condições de saúde mental e saúde sexual e reprodutiva, bem como o uso de álcool e outras drogas.


Conclusões/Considerações
A revisão evidencia a necessidade de aprofundamento de estudos sobre violência sexual, de modo a contribuir às políticas públicas, repercutindo no enfrentamento da violência contra as mulheres e na formação social, buscando a equidade de gênero.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360