Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

27996 - FATORES RELACIONADOS À OCORRÊNCIA DE ESTUPRO EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NOTIFICADAS NO SINAN
ISABELLA VITRAL PINTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIANA GONÇALVES DE FREITAS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, CHEILA MARINA DE LIMA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, RAYONE MOREIRA COSTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, DAILA NINA FREIRE - MINISTÉRIO DA SAÚDE, RENATA SAKAI DE BARROS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, VINÍCIUS OLIVEIRA DE MOURA PEREIRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, CAMILA ALVES BAHIA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA ENSP/FIOCRUZ, MARIA DE FÁTIMA MARINHO DE SOUZA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Apresentação/Introdução
As violências intrafamiliares e sexuais contra vítimas atendidas nos serviços de saúde são de notificação obrigatória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Esses eventos estão relacionados às estruturas de poder assimétricas e aos papéis de gênero dominantes e sua identificação deve mobilizar atores intra e intersetoriais para o enfrentamento do problema.


Objetivos
Identificar fatores relacionados à ocorrência de estupro comparando suas frequências entre vítimas de violência intrafamiliar em diferentes ciclos de vida, notificadas nos serviços de saúde.


Metodologia
Estudo transversal a partir dos dados de notificação de violência no SINAN, no período de 2011 a 2017. Foram selecionados os casos cujo agressor tinha vínculo intrafamiliar, apresentados em ciclos de vida: criança (0 a 09 anos); adolescente (10 a 19 anos); adulto (20 a 59 anos); e idoso (60 anos ou mais). A ocorrência de estupro foi analisada com as variáveis independentes: sexo, raça/cor, presença de deficiência/transtorno, zona de residência, local de ocorrência, sexo do autor, suspeita de uso de álcool pelo agressor e ocorrência anterior da violência. Foram analisadas as diferenças observadas por meio do teste qui-quadrado a um nível de significância de 5% no programa SPSS® versão 22.


Resultados
No período de 2011 a 2017 foram notificados 1.460.326 casos de violência, sendo que em 629.776 (43,1%) o agressor tinha vínculo intrafamiliar com a vítima. Considerando somente esses casos, observa-se que 21,2% das vítimas eram crianças, 20,0% adolescentes, 53,0% adultos e 5,7% idosos. Em 6,4% dos casos (40.177) houve ocorrência de estupro. A comparação das frequências de todas as variáveis estudadas entre o grupo de vítimas de estupro e o grupo de vítimas de outras violências mostrou diferenças estatisticamente significantes (p<0,05) em crianças, adolescentes e adultos. Nos idosos, raça/cor, deficiência/transtorno e zona de residência não mostraram diferenças estatisticamente significantes.


Conclusões/Considerações
Nos casos de violência intrafamiliar, em todos os ciclos de vida, sexo, local de ocorrência, sexo do autor, suspeita de uso de álcool e ocorrência anterior estão relacionadas à notificação de estupro. As variáveis raça, deficiência e zona apresentaram relação significante para crianças, adolescentes e adultos. Faz-se necessário a qualificação da rede de atendimento às vítimas para maior efetividade na interrupção desse ciclo de violência crônica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360