Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

26289 - CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E OUTRAS VIOLÊNCIAS EM UMA ÁREA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
VERÔNICA SIMÕES SILVEIRA BUSCH - SMS/RJ/CAP1.0


Apresentação/Introdução
A violência é uma das múltiplas expressões da questão social, seu conceito é complexo e multicausal. O Ministério da Saúde adota o conceito de violência utilizado pela Organização Mundial de Saúde. A rede de saúde tem sido um campo privilegiado para atendimento e proteção às pessoas em situação de violência, porém muitos profissionais de saúde não se sentem seguros e qualificados para atender a essas situações.


Objetivos
Caracterizar os tipos de violência doméstica, sexual e outras violências predominantes na área de planejamento em saúde da AP 1.0, R.J, com base nas Fichas do SINAN- NET e os desafios da assistência e cuidado em saúde dessa população.


Metodologia
Foi feito um estudo descritivo exploratório retrospectivo através de levantamentos das Fichas de Notificações/ Investigação Individual do Sistema de Informação Nacional de Agravos de notificação (SINAN-NET) no ano de 2015 e foram selecionadas as seguintes variáveis da ficha de notificação: tipos de violência, ciclo de vida, provável autor da agressão e unidades de saúde notificadoras para caracterização da amostra.


Resultados
Em 2015, foram notificados 6.101 na Cidade do Rio de Janeiro, o que representa 4,96% dos casos da AP 1.0. A distribuição por ciclo de vida se assemelha a tendência da cidade, onde ocorre maior percentual na pessoa adulta 51,9%, seguido dos adolescentes (23,5%), crianças (17,7%) e idosos 7,1%, o sexo feminino continua sendo a maior vítima, representando 76,6% dos casos. O tipo de violência com maior percentual é a física (44%), psicológica/moral (20%), negligência (16%) e sexual (11%). No ciclo de vida, os casos mais notificados em crianças são negligência/abandono, física, sexual e psicológica. Os principais estabelecimentos de saúde notificadoras são pronto atendimento de urgência e emergência.





Conclusões/Considerações
Apesar dos marcos legais, os resultados encontrados demostram uma tendência a subnotificação. A decisão de notificar não se dá apenas pela orientação geral da legislação, mas também pelas peculiaridades de cada caso. A gestão local tem o papel de fomentar espaços de articulação com a rede intrasetoriais e intersetoriais para encaminhamento e acompanhamento na rede de proteção social, bem como qualificar a assistência e cuidado em saúde prestado às vítimas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360