27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC32a - Violência contra a mulher |
25125 - “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”, COMO? OS TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PERNAMBUCO. EDUARDO FERNANDO GOMES CAVALCANTI DA SILVA - UFPE/CAV, EVYLENE ADLLA CAVALCANTI LIMA - UFPE/CAV, MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UFPE/CAV, ZAILDE CARVALHO DOS SANTOS - UFPE/CAV, GABRIELA PAULA DOS SANTOS ANDRADE - UFPE/CAV, GILVANESSA RODRIGUES DE SOUZA - UFPE/CAV, FERNANDA ALVES DE MACÊDO - UFPE/CAV, WILEM VICTOR DA SILVA SOUSA - UFPE/CAV, MAYNARA FERNANDES GOMES DA SILVA - UFPE/CAV, LARISSA RANIELLE BARRETO DA SILVA MARTINS - UFPE/CAV
Período de Realização O estudo foi realizado no período de Janeiro de 2009 a Dezembro de 2016.
Objeto da Experiência A(s) violência(s) mais infligida(s) às mulheres público-alvo do presente estudo.
Objetivos Identificar os tipos de violência doméstica e familiar mais frequentes infligidas às vítimas acolhidas no Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM) do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no período de Janeiro de 2009 a Dezembro de 2016. CAAE n° 59537816.9.000.5208.
Metodologia Refere-se a um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa realizada com base nas Fichas de Atendimento/notificação Individual das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar acolhidas exclusivamente no CEAM do município em estudo. Os dados foram transferidos para um software de análise estatística, EPI INFO versão 7.2. Utilizando medidas absolutas e relativas. Adotou-se um nível de significância de 5%.
Resultados Um total de 156 mulheres demandaram os serviços do CEAM no período em estudo, tratando-se, portanto, de uma amostra censitária. Dentre elas, 133 (85,26%) sofreram violência psicológica, seguido da física 75 (48,08%), moral 65 (41,67%), sexual 29 (17,31%) e patrimonial 19 (12,18%). Vale ressaltar que a amostra variou devido à possibilidade de vários tipos de violência ocorrerem simultaneamente em uma única vítima.
Análise Crítica Violência doméstica e familiar contra a mulher é a hostilidade ocorrida tanto no âmbito domiciliar, quanto no coletivo; perpetrada por um membro da família que conviva ou tenha relacionamento afetivo com a vítima ou até mesmo por um desconhecido, que ocasione danos físicos, psicológicos, sexuais patrimoniais, morais, além de negligência e abandono.
Conclusões e/ou Recomendações A tríade das violências psicológica, física e moral, foram frequentes neste serviço, indica a necessidade de orientação, empoderamento e assistência multiprofissional a esta mulher em risco e/ou situação de violência. A atuação da Rede de Atendimento às Mulheres é indispensável nas ações do cuidado por meio do acolhimento e escuta qualificada; assim como auxiliar na (Re)educação do(a) agressor(a).
|