Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

22609 - CONCEPÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2006-2016)
INARA PELICHEK BEZERRA - UFSJ, ISABELA SARAIVA DE QUEIROZ - UFSJ


Apresentação/Introdução
Trata-se de pesquisa de iniciação científica em andamento no período de agosto/2017 a julho/2018. Tem como problema inicial a compreensão da complexidade que envolve o cuidado em saúde no campo da violência contra as mulheres e a decorrente necessidade de conhecer os estudos que formam/informam os profissionais de saúde em sua atuação.


Objetivos
Levantar a produção acadêmica brasileira relativa à violência contra as mulheres (VCM) na área da saúde. Examinar referenciais teóricos, fundamentos ético-políticos e metodológicos e analisar se e como a categoria gênero é considerada nas pesquisas.


Metodologia
Como metodologia utilizamos a revisão bibliográfica, buscando identificar e analisar os estudos científicos brasileiros sobre violência contra as mulheres, produzidos na área da saúde e disponibilizados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil. A seleção dos textos teve como critérios o período compreendido entre os anos de 2006 e 2016 e a vinculação às áreas definidas (medicina, enfermagem, saúde coletiva/pública, psicologia e odontologia). As palavras-chave para a busca foram: violência contra mulher/violência de gênero/violência e mulher/violência doméstica. O programa Excel foi utilizado para catalogação e filtragem dos artigos.


Resultados
Foram identificados inicialmente 491 artigos e, após a filtragem do material pelos critérios de exclusão: temática do estudo e qualis do periódico, sendo considerado os periódicos avaliados como B1, A2 e A1 em suas respectivas áreas. Restaram 225 artigos a serem analisados por completo, catalogados conforme o qualis do periódico, a área de conhecimento, o ano de publicação e a metodologia utilizada. A segunda etapa da pesquisa, em andamento, compreende a leitura detalhada dos artigos de forma a cumprir com os objetivos propostos.


Conclusões/Considerações
Por se tratar de pesquisa em andamento, ainda não é possível elaborar considerações consistentes, porém, considerando o número expressivo de estudos sobre o tema, é possível supor lacunas nas discussões sobre VCM nos estudos da área da saúde, cujo impacto afeta diretamente a qualidade da formação/informação dos profissionais que atuam no campo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360