Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

21700 - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES: ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS EM MANAUS- AM
NATHÁLIA FRANÇA DE OLIVEIRA - UEA


Apresentação/Introdução
A violência sexual contra mulheres é culturalmente aceita ao longo da história da humanidade e atinge mulheres de todas as idades, independente de aspectos sociais, culturais, econômicos ou ambientais (BERDONE; FAÚNDES, 2007). Para Drezett (2012) o que ocasiona essa situação é o constrangimento, sentimento de humilhação e o medo de ser desacreditada pelas pessoas ao seu redor.



Objetivos
Analisar os casos notificados de violência sexual contra mulheres em Manaus – AM, no período de 2010 a 2014.


Metodologia
Tipo de Estudo:
Esta é uma pesquisa quantitativa descritiva.
Local do Estudo:
É referente a cidade de Manaus, cuja população é predominantemente feminina (51,18%).
População e Amostra:
Todos os casos notificados de violência sexual contra mulheres adultas no município de Manaus - AM, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2016.
Fonte dos Dados:
Os casos notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Análise dos dados:
As variáveis analisadas da ficha foram: Caracterização da vítima; caracterização da ocorrência e do agressor. Todas as análises foram conduzidas no software SPSS.



Resultados
De acordo com dados analisados, foram notificados 1.105 casos de violência sexual contra a mulher, no período do estudo. Foi possível perceber que são mulheres pardas, com ensino médio completo, solteira, com faixa etária entre 18 e 30 anos, moradora da zona urbana e não estavam grávidas. Observou - se que os locais da ocorrência são a residência e as vias públicas, entre os horários da noite e madrugada (18:00 - 05:59). O tipo de violência sexual que mais ocorreu foi o estupro com penetração vaginal. Verificou-se também que o provável autor é de sexo masculino, a maioria desconhecido para vítima, porém uma grande parte dos possíveis autores são cônjuges.



Conclusões/Considerações
A violência sexual está presente há anos na vida das mulheres, devido a uma cultura machista, onde elas tem que se submeter aos desejos dos homens e que a maior culpada pela violência é a mulher, que provoca com o modo de se vestir e de agir. O combate a esse pensamento é recente e por isso a violência sexual contra a mulher é um tema novo e pouco abordado na literatura científica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360