06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC8.22 - Experiências na Atenção Primária: formação, educação em saúde e gestão do trabalho |
52742 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE BUCAL: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA LÍLIAN FERNANDES AMARANTE - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ-CEARÁ), SHARMENIA DE ARAÚJO SOARES NUTO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ-CEARÁ)
Introdução e Contextualização A Educação Popular em Saúde (EPS) surge como movimento e prática social na perspectiva de tornar a saúde mais humanizada, valorizando a prática educativa numa perspectiva horizontal da relação trabalhador-usuário e buscando compreender o saber popular através do diálogo (Vasconcelos, 2011).
No entanto, identifica-se que a maioria das ações educativas em saúde bucal ainda são ancoradas em práticas com comunicação unidirecional, centradas no cirurgião-dentista e com foco na transmissão de conhecimentos de forma verticalizada, não havendo o incentivo à discussão, à reflexão e à autonomia do cuidado (Pauletto; Pereira, Cyrino, 2004; Mendes et al., 2017).
Apesar da disseminação e da institucionalização da EPS através da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), ainda há desconhecimento de muitos profissionais sobre essa metodologia e sobre como utilizá-la para nortear suas práticas educativas. Além disso, há pouca oferta de cursos e/ou capacitações que abordem essa temática e que gerem reflexão acerca da realização de práticas educativas realmente críticas, reflexivas e transformadoras (Amarante et al., 2023).
Objetivo para confecção do produto Desenvolver o curso Educação Popular: Práticas de Cuidado em Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, tendo como público-alvo cirurgiões-dentistas da atenção primária em saúde (APS). O curso visa o fortalecimento e reorientação das práticas educativas na perspectiva de Educação Popular em Saúde, estimulando a reflexão desses profissionais sobre suas ações de Educação em Saúde, com o incentivo a autonomia da comunidade frente às suas decisões de saúde.
Metodologia e processo de produção O curso será ofertado na modalidade Educação à Distância (Ead) no Campus Virtual da Fiocruz, sendo autoinstrucional e com carga horária de 40 h/a. Ao realizar a inscrição, o profissional irá responder um questionário que visa conhecer o perfil dos inscritos. Será proposto, também, um pré-teste de 15 questões de múltipla escolha que irão identificar o conhecimento do profissional sobre a temática e possibilitar a comparação com o pós-teste a ser realizado ao final do curso. O curso será estruturado em 5 módulos, abordando o seguinte conteúdo:
Módulo 1 - Práticas Educativas em Saúde Bucal
Módulo 2 - Conhecendo a Educação Popular em Saúde
Módulo 3: Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas
Módulo 4 - Saber Popular e Saúde Bucal
Módulo 5 - Vivências e práticas de educação Popular em Saúde Bucal
Os módulos irão disponibilizar materiais diversificados como vídeos, caso-análise, histórias em quadrinhos, vídeo-aulas, além de textos complementares para aprofundamento da temática.
Ao final de cada módulo, será realizado um quiz avaliativo para fixação do conhecimento, que poderá ser realizada em até duas tentativas e nota mínima 6,0 de 10,0 para aprovação.
Resultados Espera-se que ao final do curso, o cirurgião-dentista seja capaz de realizar ações educativas a partir de uma perspectiva pedagógica para além da transmissão de conhecimentos, possibilitando práticas dialógicas, críticas e reflexivas junto à sua comunidade. Além disso, alguns dos resultados esperados são que o profissional:
Compreenda a Educação Popular em Saúde (EPS);
Reflita sobre as práticas de educação popular em seu território;
Identifique as estratégias e metodologias da Educação Popular em Saúde;
Compreenda as diferenças entre o saber científico e popular nas principais doenças bucais;
Desenvolva práticas educativas críticas e reflexivas, que promovam a autonomia e o empoderamento da população.
A oferta de cursos EaD é uma estratégia inovadora possível e potencial para a EPS, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem dentro ou fora da instituição de saúde, além de ter uma importante contribuição no desenvolvimento de recursos humanos na saúde, seja no processo de formação e/ou no processo contínuo de conhecimentos (Silva, 2015).
Análise crítica e impactos sociais do produto Práticas educativas dialógicas, reflexivas e transformadoras não são realizadas de forma intuitiva, mas sim através da apropriação e do empoderamento dos profissionais de saúde acerca de metodologias educativas mais ativas e problematizadoras, como a EPS. Há a necessidade, portanto, de criação de uma nova hegemonia representada por profissionais orientados por esse tipo de metodologia e pelo respeito aos saberes da comunidade. Para isso, torna-se necessário inseri-los em um processo de educação permanente dinâmico, contínuo e direcionado, promovendo também reflexões desses profissionais acerca de suas práticas.
Ao compreender a EPS e sua utilização em abordagens educativas, os cirurgiões-dentistas podem perceber a sua importância como um instrumento de reorientação de práticas de Educação em Saúde, tornando-se um recurso estratégico que potencializa a conscientização da população sobre suas condições de vida e reforça a organização popular e as lutas sociais pela saúde. Além disso, pode-se possibilitar a criação de estratégias de motivação que enfatizem a importância da atuação profissional para transpor barreiras e mudar a realidade a partir de suas práticas educativas.
Referências
AMARANTE, L. F. et al. Perfis profissionais e práticas educativas de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde. Saúde em Debate, v. 48, n. 140, p. e8535, 2024.
MENDES, J. D. R.; FREITAS, C. A. S. L.; DIAS, M. C. A. et al. Análise das atividades de Educação em Saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 01, p. 13-21, jan./mar.,2017.
SILVA, A. DAS N. et al. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, p. 1099–1107, abr. 2015.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. (Orgs.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec, 2011. p. 28-34.
Fonte(s) de financiamento: Próprios pesquisadores.
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