06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC8.22 - Experiências na Atenção Primária: formação, educação em saúde e gestão do trabalho |
49212 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA ATENÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO JEFERSON QUEIROZ DOS SANTOS - UERN, LÍDIA STÉFANIE DANTAS SILVA - UERN, GISELLE PEREIRA DA SILVA - UERN, SAMARA DANIELLY DE MEDEIROS ALVES - UERN, RODRIGO JÁCOB MOREIRA DE FREITAS - UERN
Contextualização A Educação Permanente em Saúde (EPS) é considerada uma estratégia político-pedagógica que objetiva a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Por meio de ações educativas, são propostas mudanças nos processos de trabalho, nas organizações em saúde, e principalmente, no desenvolvimento de planejamento estratégico (KRUG, et al. 2021). Dentro desse processo de mudanças e acréscimos estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que em 2006 adentraram os serviços de saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) instituída no SUS, se caracterizando como um conjunto de recursos terapêuticos que objetivam o cuidado integral (BRASIL, 2006). As PICS passaram ser alvo de planejamento e integração na atenção aos usuários, principalmente da atenção primária à saúde, com estratégias de ação que pudessem integrar os indivíduos à sociedade com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2015). Dessa forma, a ação de intervenção se desenvolveu em uma Unidade Básica de Saúde de Mossoró/Rio Grande do Norte, com o intuito de implementar as PICS de forma a incentivar e iniciar os trabalhos com as práticas integrativas, para que os profissionais que lá pudessem exercer suas funções dando continuidade aos momentos realizados e construindo novas experiências com as PICS.
Descrição da Experiência A partir da capitação da realidade, que ocorreu entre os dias 11 e 21 de julho, de 2023 e de pactuações com a equipe da Unidade Básica, foi idealizado um ciclo formativo por meio de oficinas nas quais foram ministradas para os profissionais da UBS incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, equipe da residência multiprofissional. Foram abordados os temas: Aplicação da Cromoterapia e seus efeitos terapêuticos; Princípios básicos e aplicabilidade da Auriculoterapia; Ventosaterapia e sua aplicabilidade terapêutica. Intercalado a esses momentos formativos foram realizados momentos práticos junto aos grupos e usuários da UBS e aos profissionais de saúde da unidade. As atividades foram realizadas nas quartas-feiras a pela manhã, devido esse horário ser determinado como demanda livre, sendo mais cômodo dentro do fluxo de serviços da UBS. Os momentos foram distribuídos entre os dias 27/07 e 14/09. Ao todo foram 5 encontros nos dias 03, 10, 24 de agosto e 12, 14 de setembro. No dia 27 de julho foi apresentada a proposta de intervenção aos profissionais para que os mesmos pudessem compreender e opinar acerca dos momentos realizados. A cada momento realizado foram disponibilizados de forma virtual materiais para aprofundamento dos estudos em relação às PICS trabalhadas no ciclo formativo.
Objetivo e período de Realização O objetivo dessa ação foi capacitar profissionais de saúde para implantação e execução das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em Unidade Básica no período de 27 julho a 14 de setembro de 2023.
Resultados Os profissionais de saúde envolvidos nessas intervenções tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre diferentes práticas terapêuticas, como Cromoterapia, Ventosaterapia e Auriculoterapia. Isso pode levar a uma maior diversidade de abordagens no cuidado aos pacientes, além de uma compreensão mais ampla das opções terapêuticas disponíveis. Os momentos de relaxamento oferecidos aos profissionais, utilizando técnicas como a Cromoterapia, proporcionaram um espaço para a desconexão do estresse do trabalho e a promoção do autocuidado. Os relatos das usuárias do grupo de idosas sobre o alívio de tensões e desconfortos após as sessões de relaxamento com Cromoterapia demonstram os benefícios dessas intervenções para os usuários. A realização dessas intervenções dentro de uma unidade básica de saúde mostra um avanço na integração das PICS no sistema de saúde. Além disso, participação de profissionais de diferentes áreas da saúde nessas intervenções promoveu o trabalho em equipe e o intercâmbio de conhecimentos entre os membros da equipe. Isso pode levar a uma maior colaboração no cuidado aos pacientes e uma abordagem mais holística na prestação de serviços de saúde.
Aprendizado e Análise Crítica Essa experiência demonstra uma abordagem inovadora e positiva na integração de práticas integrativas e complementares (PICS) na atenção básica à saúde. A realização de oficinas sobre Cromoterapia, Ventosaterapia e Auriculoterapia aborda um compromisso com a educação contínua dos profissionais de saúde. Os momentos de relaxamento com Cromoterapia oferecidos aos profissionais demonstram uma preocupação genuína com o bem-estar da equipe. Ao proporcionar um ambiente relaxante e terapêutico, a instituição reconhece a importância do autocuidado para evitar o esgotamento e promover o bem-estar dos prestadores de cuidados de saúde. O fato de os usuários relatarem sentir-se relaxadas e aliviadas de tensões após as sessões expressam o potencial das PICS para melhorar a experiência do usuário e promover o bem-estar físico e emocional. O fornecimento de materiais de apoio e a intenção de dar continuidade às práticas introduzidas mostram um compromisso com a sustentabilidade das intervenções. Além disso, realização de oficinas e momentos de relaxamento envolvendo profissionais de diferentes áreas da saúde fortalece o vínculo interprofissional e promove uma abordagem colaborativa no cuidado ao paciente. Em resumo, essa experiência demonstra os benefícios das PICS na promoção da saúde e do bem-estar, tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários dos serviços.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas integrativas e complementares no SUS. Brasília - DF 2015.
BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
KRUG, Suzane Beatriz Frantz et al. Ações e estratégias de educação permanente em saúde na rede de cuidados à pessoa com deficiência. Rev. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 31(1), e310131, 2021.
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