04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC2.6 - Violencia, Gênero e Saúde |
52052 - AÇÕES EXTENSIONISTAS DE UMA LIGA ESTUDANTIL PARA O DEBATE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO INTERIOR DA BAHIA SIMONE SANTANA DA SILVA - UNEB, SARA OLIVEIRA LIMA - UNEB, MAIANE PEREIRA DOS SANTOS - UNEB, JARDIEL BRENO LIMA DE OLIVEIRA SANTOS - UNEB, LEANDRO SILVA OLIVEIRA - UNEB, DOUGLAS COSTA SILVA - UNEB
Contextualização O Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão, adere às políticas de pesquisa e extensão da UNEB, ao inserir estudantes que ingressaram na instituição através da reserva de vagas para negros(as) e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos(as); pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no desenvolvimento inicial, orientado e supervisionado de atividades de elaboração e execução de projetos de pesquisa, extensão e de difusão do conhecimento, tem por objetivo possibilitar a esses estudantes uma forma específica de associação e ambientação coletiva que dê suporte material, intelectual e subjetivo ao desenvolvimento satisfatório de suas respectivas trajetórias acadêmicas fortalecendo os seus processos formativos. As bolsas são concedidas exclusivamente para estudantes cotistas regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da UNEB. As propostas devem ser direcionadas para uma das duas faixas disponíveis: Faixa A – Áreas Temáticas e Prioritárias Faixa B – Temáticas Livres. Salienta-se que a Faixa A inclui: Combate a diversas formas de opressão: lesbofobia, homofobia, transfobia, racismo e assédio; Estudos de gênero, sexualidades, discussões interseccionais, diferença e decolonialidade.
Descrição da Experiência A LIGA DE ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE (LEGS/UNEB) foi criada em julho de 2021 a partir da mobilização de estudantes e uma docente em busca da garantia de espaço de diálogo e conhecimento sobre as pautas em torno da temática gênero e sexualidade no âmbito acadêmico no município. Com o edital de bolsas 103/2023 da UNEB, o projeto da LEGS foi contemplado com três bolsas de extensão a partir dos subprojetos. Subprojeto 1: CRIAR PARA FORMAR: elaboração de cartilha informativa sobre estratégias de acolhimento e respeito à população LGBTQIAPN+; Subprojeto 2) EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS E A ESCOLA: QUAIS AÇÕES SÃO POSSÍVEIS? e subprojeto 3) Empoderamento feminino, cuidados de enfermagem e formação em saúde. A partir das três propostas, ações e atividades são desenvolvidas na universidade, em escolas, nas praças e ruas do município de Senhor do Bonfim, bem como em meio virtual com postagens em redes sociais. Existem 03 bolsistas e 03 pessoas voluntárias ao projeto. Entre as ações para toda a comunidade acadêmica e externa, existem grupos de estudos de textos que possam ofertar repertório teórico; exibição de filmes, seguido por debate; ações em praças públicas e escolas, além de ações realizadas em articulação com equipamentos de atenção à mulher e homens como Centro de Referência da Mulher (CRM) e Centro de Reeducação de Homens (CRH) de Senhor do Bonfim.
Objetivo e período de Realização O presente relato objetiva descrever ações desenvolvidas por uma liga estudantil na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, relacionadas ao debate sobre gênero e sexualidade. O presente resumo tratará sobre as atividades realizadas no período de novembro 2023 a junho 2024.
Resultados O projeto LEGS é iniciativa de pessoas vinculadas ao Colegiado de Enfermagem da UNEB campus VII cuja premissa de formação tem por base a noção dos Determinantes Sociais em Saúde (DSS) e da Saúde Coletiva (SC). Os DSS são tidos como acontecimentos, fatos, situações e comportamentos da vida econômica, social, ambiental, política, governamental, cultural e subjetiva que afetam positiva ou negativamente a saúde de indivíduos, segmentos sociais, coletividades, populações e territórios. A SC se constitui como campo de ações e saberes voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde das populações, valorizando o respeito às suas diversidades – compreende saúde não apenas como ausência de doença, mas um processo que envolve questões: epidemiológicas, socioeconômicas, ambientais, demográficas e culturais. O debate sobre gênero e sexualidade se faz necessário nesse território na perspectiva de garantia de espaços de visibilização das diferentes nuances de vulneração de pessoas. O debate transita sobre pautas relacionadas ao gênero, a raça e a classe em busca de compreensões das desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade.
Aprendizado e Análise Crítica Em 2022 acompanhamos o debate municipal sobre a aprovação de Projeto de Lei Legislativo n° 016/2022, que previa a implementação do programa "escola sem partido", o que gerou importante repercussão. Ações como essas intensificam o crescimento do discurso de ódio contra os movimentos feministas, LGBTQIA+, negro e indígena. Para superarmos tais preconceitos, é necessário construirmos uma escola que respeite a diversidade, o contraditório e a autonomia docente. Ademais, o Brasil se destaca entre os países no mundo com maiores números relacionados à violência, assassinato e tortura de LGBTQIA+ no mundo. É o 5º país no mundo que mais comete feminicídio. Não somente por isso, mas diante dessa realidade, discutir aspectos relacionados à temática gênero e sexualidade versa muito mais que o debate de pautas identitárias, trata da reflexão da vida em sociedade. A liga estudantil tem desenvolvido como um enorme potencial de contribuir de modo a interceder na realidade para torná-la melhor. O formato extensionista abre caminhos para vivências das potências e desafios no ensino-aprendizagem de gênero e sexualidade.
Referências BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu (26), Campinas, SP: Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2006.
AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO. Violência contra as mulheres em dados. [internet]. 2019. Disponível em: Acesso em: 28/082019.
TIBURI, M. Feminismo em comum para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 126p, 2019.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. Trad. Sérgio Milliet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: fatos e mitos. Trad. Sérgio Milliet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016a.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS (ABGLT). Manual de comunicação LGBT. Orgs.: Martins, Ferdinando ; Romão, Lilian ; Lindner, Liandro; Reis, Toni. Ajir Artes Gráficas e Editora Ltda., 2015.
Fonte(s) de financiamento: Programa AFIRMA UNEB (PROGRAMA AFIRMATIVA DE PESQUISA E EXTENSÃO) Edital 103/2023.
|
|